Em artigos anteriores, revisamos a definição de um banco de dados. Também esclarecemos a relação, e a diferença, entre um banco de dados e um sistema gestor de banco de dados. E, por último, mostramos a vocês alguns exemplos de software de banco de dados. Ao longo de toda a sua pesquisa, certamente você se deparou com alguns termos técnicos. Por isso, hoje vamos responder à pergunta: o que é uma tabela em banco de dados?
O que é uma tabela em banco de dados?
Uma tabela em banco de dados é um tipo de modelagem de dados onde se armazena uma informação coletada por um sistema. Ou seja, são objetos ou estruturas que contêm os dados organizados em linhas e colunas. Cada linha representa um registro único, e cada coluna um campo dentro do registro.
A seguir, podemos ver um exemplo de uma tabela em banco de dados da Oracle.
Estrutura de uma tabela em banco de dados
Agora que sabemos o que é uma tabela em banco de dados, vamos perguntar: Como são compostas? Toda tabela tem dois componentes básicos: o nome do campo e do registro:
- Campos: O campo é o nome da coluna. É um dado único e recebe um único tipo de dado.
- Registros: Os registros são cada uma das linhas. Aqui se armazenam ou carregam os dados que guardamos. Alguns desses dados podem ser nulos.
É importante esclarecer alguns temas operacionais. Ao registrar algum campo, temos que ter especial cuidado de que exista um campo único, atribuído a um tipo de dado específico.
Outra propriedade dos campos é a implementação de propriedades especiais que afetam diretamente os registros que são adicionados àquela coluna. Por fim, é importante que ao carregar uma tabela no nosso banco de dados, lhe seja atribuído um nome único e um alias, como vemos no exemplo do sistema gestor de banco de dados da SAP HANA.
Tipos de tabelas em banco de dados
Com a resposta à pergunta o que é uma tabela em banco de dados bem clara, vamos revisar seus principais tipos.
1. Tabelas comuns
Com o conceito de tabela de banco de dados ainda em mente, vamos aprender seus tipos. Essas tabelas comuns são as que menos sobrecarregam um banco de dados. Servem como elo entre um arquivo e alguma tarefa específica à qual estão designados.
2. Tabelas largas
As tabelas largas são as que mais capacidade têm dentro de um sistema. Podem se expandir para 30.000 colunas. Uma única linha dessas tabelas pode conter 8 bytes de informação.
3. Tabelas do sistema
Já se perguntou como um servidor armazena informação? Isso é possível graças aos SQL Servers. Eles coletam os arquivos para que um determinado servidor funcione corretamente. A característica mais relevante é o acesso. Ninguém pode acessar essas tabelas, muito menos modificá-las. Somente aqueles que criaram o servidor terão acesso.
4. Tabelas com partições
Saber o que é uma tabela de dados e como operam nos facilita a compreensão de como trabalham os diferentes tipos de tabelas. A particularidade das tabelas segmentadas é que se subdividem horizontalmente a cada componente que se adiciona. Isso permite que, a cada modificação, possamos incluir dados em outro servidor ou em outro banco de dados. O MySQL permite trabalhar com partições de forma ordenada e rápida.
5. Tabelas temporais
A tarefa central das tabelas temporárias é guardar informações durante um período de tempo. Elas são armazenadas sob o nome de tempdb, e só estão disponíveis até que os usuários se desconectem do banco de dados ou do servidor.
Conclusão
Agora que você sabe o que é uma tabela em banco de dados, pode entender melhor como funciona o carregamento e a análise de dados em um banco de dados. Se você já está pronto para dar o próximo passo, pode adquirir um software de banco de dados que te ajude a gerenciar toda a sua informação. Dessa forma, evitará a perda de informações e economizará muito tempo.