Metodologias ágeis: definição, tipos, usos

As metodologias ágeis são um modelo de trabalho onde desenvolvedores e clientes interagem no meio do avanço de um sprint ou projeto. Mas, por que são importantes?

Sua relevância está na interação entre a equipe de trabalho e a colaboração com o cliente, o que fornece:

  • Uma capacidade incrível de se adaptar
  • Uma melhor resposta às mudanças, e que o resultado seja eficaz e satisfatório.

Tipos de metodologias ágeis

Entre os modelos ágeis existentes se destacam:

  1. Metodologia Scrum. É uma metodologia de desenvolvimento ágil baseada na administração de projetos, onde se formam equipes de trabalho e a cada membro são atribuídos um papel e tarefas específicas. Neste modelo é importante cumprir com a ordem de prioridades estabelecidas pelo product owner no backlog ou lista de requisitos, algo que reflete as exigências do cliente em ordem hierárquica. No entanto, estas necessidades podem mudar ao longo do sprint, iterações ou desenvolvimento do projeto, por isso é necessário se adaptar à readaptação.
  2. Programação Extrema (XP). Um tipo de metodologia ágil focada na programação, desenvolvimento ou criação de um produto final. Se utilizar a metodologia XP, terá que formar duplas de trabalho, que programarão de forma conjunta e colaborativa seguindo a ordem de prioridades das tarefas definidas pelo cliente. Com esta metodologia flexível, uma vez pronto o produto, terá garantia de aderência aos requisitos, pois o projeto se desenvolveu seguindo ordenadamente as exigências.
  3. Kanban. É uma metodologia ágil que se baseia na comunicação em tempo real, expondo informações oportunas sobre a capacidade da equipe, o avanço ou status do trabalho e o nível de produtividade da organização ou sistema. Em Kanban são utilizadas etiquetas ou cartões para marcar o status dos processos, que normalmente se nomeiam como “Pendente” – “Em processo” – “Terminado”.

Quando usar metodologias ágeis

As metodologias ágeis como Scrum, XP e Kanban são modelos que se encaixam perfeitamente na gestão ágil de projetos.

Se precisa realizar um sprint ou avançar de maneira rápida e eficaz, cumprindo os prazos de entrega ou deadlines, o recomendável é que utilize algum desses métodos.

As razões são:

  • O uso de metodologias ágeis ajuda a manter uma visão clara e completa sobre as exigências do cliente e o alcance do projeto, garantindo flexibilidade e uma fiel aderência entre o requisito e o desenvolvimento.
  • Facilita uma constante comunicação entre a equipe de desenvolvimento e os stakeholders.
  • Os projetos de hoje em dia exigem ferramentas flexíveis às mudanças e adaptáveis às exigências dos clientes, por isso a melhor opção são as metodologias ágeis.

Conclusões

Se busca o melhor em Software para Gestão de Projetos e Software de Gestão Ágil, temos uma vasta lista de ferramentas que vão ajudá-lo a desenvolver o seu sprint com a mais alta produtividade e eficácia.

Não adie mais a sua promoção, eleve o seu nível de trabalho e atinja um novo patamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *