Hoje vamos explorar as atividades de aprendizagem que os professores e instrutores podem aplicar através de suas plataformas de gestão de aprendizagem ou em suas salas de aula. Também veremos seus tipos e alguns exemplos de atividades de aprendizagem de acordo com a faixa etária de cada aluno.
O que são atividades de aprendizagem?
As atividades de aprendizagem são as diversas tarefas ou exercícios que o professor ou instrutor atribui aos seus alunos. O propósito é a assimilação de um conteúdo ou programa específico, o que permitirá avançar no processo de formação.
As atividades devem se tornar tarefas significativas, ou seja, que o aluno as valorize pela utilidade que têm no “fazer para aprender”. É assim que o novo conhecimento pode ser usado nos contextos necessários.
Existem atividades mais dinâmicas do que outras. Algumas são adequadas para serem realizadas individualmente; outras, em grupo. Além disso, algumas atividades
Algumas atividades de aprendizagem são mais adequadas do que outras para o uso de um Software LMS.
Muitas vezes, as atividades de aprendizagem são planejadas para desenvolver a resolução de problemas ou para treinar os alunos em critérios específicos, como compreensão de leitura e produção ou expressão linguística.
Tipos de atividades de aprendizagem
Os seguintes exemplos de atividades de aprendizagem são ideais para serem usados com um Software E-Learning. Na verdade, a maioria dos softwares profissionais incluem módulos para projetar e enviar conteúdo para a nuvem, facilitando ao professor a comunicação dessas atividades.
Torbellino de ideias
É uma técnica de comunicação que busca criar um clima flexível de ideias sobre um fato ou tema. Propicia, portanto, a imaginação e a expressão fluente de ideias.
Debates
Contribuem para que os alunos ou participantes fortaleçam sua capacidade de argumentação por meio da troca de argumentos com seus colegas. Este exemplo de atividades faz com que se apreciem ou respeitem melhor os pontos de vista de outras pessoas.
Pósteres
Trata-se de os participantes apresentarem aos seus colegas ideias de forma fácil. Neste caso, um póster ou ilustração. Esta atividade ajuda o estudante a desenvolver a capacidade de autorregulação, cooperação e comunicação com os outros.
Itinerários e visitas
Os itinerários ou visitas promovem o contato direto dos estudantes com o meio. É uma atividade de tipo experiencial e altamente planejada. Considere implementar este exemplo de atividades se quiser potencializar a curiosidade dos seus alunos.
Jogos de simulação
São atividades de aprendizagem em que é apresentado aos alunos um cenário. Em seguida, eles interagem entre si ou procuram informações na Internet. A intenção é que os participantes reflitam sobre quais efeitos suas respostas, ações ou escolhas têm. Em outras palavras, ajuda a melhorar a resolução de problemas e promove as bases da educação socioemocional.
Lectura de textos asignados
Este exemplo de atividades consiste em atribuir um texto aos estudantes juntamente com várias perguntas que os orientarão para que, por exemplo, façam uma reflexão pessoal sobre o tema.
Estudo de casos
Os participantes devem receber informações relevantes sobre um indivíduo ou organização. Cada um deles deve desempenhar um papel relacionado a essa pessoa ou empresa para que possam analisar a situação. A ideia é propor soluções.
Infografia
Através deste exemplo de atividades, cada estudante irá assimilar e aplicar melhor conteúdos matemáticos, estatísticos, etc. Essa atividade de aprendizado pode ser realizada fora da sala de aula, mas os resultados devem ser explicados em sessões de aula (presenciais ou por videochamada).
Autoavaliação
É uma atividade que pretende estimular a reflexão. Quando os estudantes terminarem uma atividade, o professor pode usar a autoavaliação para que cada aluno avalie criticamente seu desempenho e o de seus colegas.
Exemplos de atividades de aprendizagem
Quando pensamos em alunos, o raciocínio tradicional nos leva automaticamente a pensar em crianças e adolescentes diante de um educador. No entanto, cada vez mais adultos apostam em continuar ou começar seus caminhos acadêmicos.
Como era de se esperar, não podemos aplicar as mesmas técnicas a todas as faixas etárias. Dificilmente um adulto se sentirá confortável e proativo ao realizar uma atividade de identificar formas em um desenho. E uma criança também não saberá muito bem o que fazer com um mapa mental quando mal consegue identificar as cores.
Por isso, trazemos a você esses exemplos de atividades de aprendizagem categorizadas de acordo com a idade do aluno.
Atividades educativas: exemplos para crianças
Exemplos para crianças
Se você trabalha com educação infantil e está ficando sem ideias, confira essas atividades educativas e seus exemplos. Você pode aplicá-las ou usá-las como guias para suas próprias criações.
Identificar as cores | Com a ajuda de cartões ou pompons coloridos, esta atividade irá guiar as crianças para que identifiquem e classifiquem as cores. Assim, elas começam a desenvolver suas habilidades motoras. Existem ferramentas para promover a aprendizagem visual em ambientes digitais que você pode conferir. |
Aprender conceitos fonéticos | No caso das crianças, os conceitos devem ser básicos. Através da leitura, elas são ajudadas a entender que as letras têm um som que as representa. Este exemplo de atividade educativa irá ajudá-las com a leitura e a escrita. |
Escrever | A escrita será uma forma de expressão que eles sempre usarão ao longo da vida. O professor pode pedir às crianças que coloquem pontos ou destaquem com uma tesoura as formas das letras e números. Pode ser usado um quadro-negro ou qualquer suporte que se considere que promova a aprendizagem da escrita de forma divertida e significativa. |
Programação | Existem cursos de programação para crianças, onde você estará preparando-as não apenas para o futuro, mas também se divertindo. |
Aprender sobre matemática | As crianças têm uma curiosidade natural em aprender os números. Você pode ensiná-los as operações básicas somando pessoas, subtraindo brinquedos ou outros objetos, multiplicando com lápis e dividindo com exemplos cotidianos. |
Utilizar a música | Usar música é um excelente exemplo de atividade educativa. O professor pode usar um instrumento, especialmente um brinquedo, com o qual eles possam gravar sons para reproduzi-los depois. Além disso, a música desenvolve o lado artístico das crianças. |
Plantar um jardim | Adubar a terra e plantar uma semente ou uma planta ajudará as crianças a ter paciência para que seus projetos deem frutos quando crescerem. Para isso, eles devem cuidar dessa semente ou planta limpando o jardim e regando-o diariamente. |
Atividades educativas: Exemplos para adolescentes
Se trabalhar com crianças é um desafio, trabalhar com adolescentes pode ser desafiador. O ensino se torna uma competição pela atenção de nossos alunos.
Se com os adolescentes lutávamos por sua atenção, a verdade é que no caso dos adultos a situação não difere muito. O ponto de discórdia nesses casos é que a educação em pessoas.
Se com os adolescentes lutávamos por sua atenção, a verdade é que no caso dos adultos a situação não difere muito. O ponto de discórdia nesses casos é que a educação em pessoas.
Atualmente, há muitos dispositivos, projetos ou atividades que capturam sua atenção em uma batalha constante. Como implementar atividades de aprendizagem que realmente funcionem para eles? Vamos ver alguns exemplos de atividades educacionais que podem lhe dar ideias para começar.
Escuta ativa | Aprender a escutar ativamente promove a resolução de conflitos por meio da comunicação. |
Pesquisas | Podem ser realizados individualmente ou em grupo. Os estudantes devem preencher um formulário ou questionário com base em um tema ou situação significativa para eles. Por exemplo, iniciação sexual ou gravidez na adolescência. Em seguida, é solicitado que façam um relatório sobre o que descobriram. Você pode verificar essas ferramentas para avaliações online.. |
Phillips 66 | São formados vários grupos de 6 pessoas cada. Cada grupo tem 6 minutos para discussão e cada membro tem um minuto para apresentar o que sabe sobre um tema ou evento. Em seguida, cada grupo apresenta ao restante as conclusões que alcançou.. |
Exemplos de atividades de aprendizagem para adultos.
Se lutávamos pela atenção dos adolescentes, a verdade é que no caso dos adultos a situação não difere muito. O ponto de discórdia nesses casos é que a educação em adultos compete com outras preocupações diárias.
Normalmente, os adultos chegam às aulas com um dia cheio de estresse e cansaço nas costas. Como podemos facilitar a absorção de conhecimento de forma rápida e eficaz? Com esses exemplos de atividades educativas.
Mapeo de conceptos | Estimula o pensamento e a capacidade de relacionar ideias. Se feito em grupo, promove conversas profundas e reflexivas. É recomendável que os estudantes trabalhem com um número reduzido de conceitos. |
Escrita de ideia | Estimula a reflexão individual. As ideias podem ser compartilhadas posteriormente na sala de aula ou por videochamada. O procedimento é muito semelhante ao do brainstorming. |
Quebra-cabeça | Consiste em dividir os estudantes em grupos pequenos. Cada membro deve explorar um tema diferente que depois pode discutir em conjunto com um estudante de outro grupo que tenha sido designado para o mesmo tópico. Depois, cada membro retorna ao seu grupo e comunica sua experiência. Se a interação for à distância, pode-se usar o Google Meet ou o Zoom. |
Jogos de improvisação | Especial para grupos onde os estudantes têm dificuldade em participar. Além disso, pode ser usado por chamadas de vídeo ou presencialmente, e ajuda a quebrar o gelo. Consiste em cada estudante escolher um colega que não conheça e ambos encontrarem coisas em comum entre eles. Tudo em um período de três minutos. Em seguida, o facilitador pode solicitar que cada um apresente o que aprendeu. |
Conclusões
E-Learning é uma revolução em quanto à formação e treinamento. Embora as ferramentas sejam poderosas, às vezes ficamos sem ideias para
implementar em nossas aulas. A criatividade e inovação dos educadores podem inspirar os alunos a
Adotar a mesma postura.
Incluir o Software Educativo ajuda a complementar os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, ajudando a criar ambientes dinâmicos e desafiadores.