O que é manutenção condutora?

A prioridade de cada empresa é a produção. Por isso, a revisão rotineira dos equipamentos deve se tornar um hábito e a manutenção condutiva é a melhor opção para alcançá-la.

Essa modalidade engloba um conjunto de tarefas planejadas como parte da gestão de manutenção.

Hoje veremos:

  1. O que é a manutenção condutiva.
  2. Quais tarefas ela implica.
  3. Quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é a manutenção condutiva?

É um conjunto de tarefas realizadas pelos técnicos responsáveis ​​pela operação da planta ou pelo gerenciamento da instalação, e serve ao pessoal operacional para fiscalizar a eficiência da administração no local.

Portanto, a manutenção condutiva deve ser realizada por pessoal técnico com experiência em tarefas sistemáticas, ou seja, atividades que são realizadas periodicamente para manter os equipamentos e instalações em boas condições, evitando assim a dependência de manutenções corretivas.

Este tipo de manutenção é considerada uma combinação de manutenção preditiva e preventiva. Assim, pretende-se garantir que o equipamento se encontra em condições adequadas para a sua utilização.

Tipos de tarefas de manutenção condutiva

1. Segundo sua natureza técnica

Observam-se os ativos (equipamentos) e, em seguida, compara-se com o padrão de funcionamento que se considera normal para eles. Observa-se ruídos e vibrações anormais, ou vazamentos de gases ou fluidos.

Com a ajuda de termômetros, manômetros ou outros instrumentos locais, são coletados dados dos equipamentos, que normalmente vêm de uma leitura de contadores.

2. Segundo sua localização

Medem-se os parâmetros ou valores normais de operatividade. Essas tarefas podem ser executadas de um escritório, observando um painel de controle central, ou no local onde o equipamento está instalado.

3. Por reposição e substituição

O operador repõe combustíveis como fluidos de aquecimento, fluidos refrigerantes ou óleos. A substituição refere-se a produtos químicos que, após um certo período de uso, devem ser substituídos. Por exemplo: rolamentos, filtros, ânodos de sacrifício, etc.

4. Segundo a frequência

Este item refere-se à periodicidade da manutenção condutiva, que dependerá das recomendações do fabricante, da frequência de uso, etc.

5. Outras tarefas

Neste grupo, inclui-se a lubrificação, rotação de equipamentos, medição de temperatura, verificação de ativos de uso ocasional, etc.

Manutenção condutiva: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Não requer de técnicos de manutenção especializados.
  • É realizada com frequência.
  • Pode-se fazer a leitura de parâmetros de campo ou do painel de controle central, evitando deslocamento dos técnicos.
  • Graças às diversas tarefas envolvidas, essa modalidade de manutenção contribui para que os equipamentos permaneçam em condições ótimas e previne acidentes.
  • Minimiza custos.
  • Ao aplicar a rotação de equipamentos, prolonga-se a vida útil de cada um deles, limitando o uso excessivo.
  • Detectam-se precocemente ruídos, problemas de lubrificação e qualquer outra situação que afete o funcionamento adequado dos equipamentos.
  • É uma método flexível e universal. Em um edifício, por exemplo, pode-se realizar manutenção condutiva da iluminação para verificar se há boa luminosidade ou se as condições são deficientes. O mesmo se aplica ao aquecimento, à ventilação, à maquinaria de fabricação industrial, etc.

Desvantagens

  • Requer um investimento de tempo considerável.
  • Algumas tarefas podem ser extensas ou demasiadamente complexas na execução, principalmente pela grande quantidade de funções derivadas que os técnicos precisam atender.

Conclusões

  • A manutenção condutiva propõe uma rotina de supervisão mediada por diversas tarefas de observação.
  • Essa modalidade de manutenção garante a conservação dos equipamentos, reduzindo custos.
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