||||

O que é aprendizado visual, em ambientes digitais?

Um dos elementos que tornam os recursos educacionais digitais bem-sucedidos é a aprendizagem visual. Hoje, não há melhor maneira de reter informações, conceitos, relações e ideias do que por meio de um recurso educacional visual.

Por isso, vamos explorar o que é aprendizagem visual, quais são seus benefícios e como implementá-la com sucesso em uma estratégia de recursos educacionais digitais.

O ensino visual pode ser integrado em aulas presenciais ou à distância, utilizando os softwares educacionais apropriados. É uma metodologia frequentemente utilizada nos dias de hoje, visto que os recursos visuais são mais facilmente retidos na memória.

O que é aprendizagem visual?

A aprendizagem visual é uma metodologia de ensino que visa incorporar novas informações e conceitos utilizando recursos visuais. Estes podem ser: imagens, pictogramas, organizadores gráficos, mapas conceituais, jogos, cores, entre outros.

Esta estratégia também envolve a integração de tecnologia educativa, como softwares que facilitem o design e a comunicação de conteúdos visuais, adequados às habilidades dos alunos.

Estas ferramentas tecnológicas geralmente oferecem armazenamento na nuvem para carregar conteúdos visuais e ferramentas para criar elementos gráficos apropriados para diferentes idades e habilidades.

Os alunos participam de uma aula com aprendizado visual por meio de seus computadores.
A aprendizagem visual é uma das ferramentas mais poderosas em software educacional.

Trata-se de uma metodologia que rompe com os moldes do ensino tradicional. Este era baseado na leitura, memorização e palestras, deixando o suporte visual em segundo plano.

Hoje, com a irrupção da era digital, a aprendizagem visual adapta-se às novas tendências, despertando maior atenção nos estudantes. Estes conseguem memorizar melhor através de elementos visuais, que são eficientes e úteis para integrar novos conceitos, conectar ideias e exercitar o pensamento crítico.

Benefícios da aprendizagem visual como recurso educativo

A incorporação da aprendizagem visual como recurso educativo deve ser feita dentro de uma estratégia educacional ampla. Nesse contexto, deve-se justificar o tipo e quantidade de conteúdo visual para enriquecer a aprendizagem.

Além disso, os elementos visuais devem ser de boa qualidade, pois imagens, gráficos e vídeos de baixa definição podem ser contraproducentes e distrair os estudantes.

Se o conteúdo visual foi bem projetado e avaliado para atender ao público, os benefícios são muitos:

  • Facilita a compreensão de ideias complexas ou abstratas.
  • Aumenta o foco no conteúdo apresentado.
  • Melhora a retenção de conceitos na memória.
  • Organiza a informação de forma mais eficaz.

Estes benefícios são respaldados por estudos científicos, que mostram que o cérebro processa informações visuais 60.000 vezes mais rápido que o texto, tornando a aprendizagem mais eficiente e rápida.

Por isso, hoje é uma estratégia essencial ao organizar cursos, aulas e oficinas. É possível também criar apresentações em vídeo, organizadores gráficos e mapas conceituais. Estes recursos também incentivam a colaboração e criatividade dos alunos, pois eles podem ser convidados a participar da criação de conteúdos.

Estratégias de ensino visual

Existem diferentes recursos educacionais digitais, mas para aplicá-los é sempre necessário um software educativo. Ou seja, um programa digital que oferece várias ferramentas acadêmicas para projetar, gerir, compartilhar e avaliar aulas de forma digital.

Soluções populares e profissionais, como EvolCampus, Google Classroom ou Neo LMS, proporcionam opções de design e gestão de elementos visuais como imagens, vídeos, mapas conceituais e organizadores gráficos.

No entanto, a aprendizagem visual não é sempre eficaz para todos. Tudo dependerá das capacidades do público, do contexto geral e dos objetivos do ensino.

Por exemplo, uma estratégia de aprendizagem visual será ineficaz se os conteúdos estiverem mal projetados, os gráficos forem genéricos ou as imagens de baixa qualidade.

Aqui estão algumas estratégias de aprendizagem com elementos visuais que provaram ser eficazes, considerando o contexto e capacidades dos alunos:

Participação dos estudantes

Os conteúdos visuais e audiovisuais sempre despertam o interesse e a atenção dos alunos, uma vez que são formatos presentes no seu dia a dia nas redes sociais e com os quais estão familiarizados.

Um aluno trabalha sozinho em suas tarefas com aprendizagem visual no computador.
A aprendizagem visual ajuda a reter melhor conceitos abstratos.

Nesse sentido, propor atividades onde o aluno seja o criador do conteúdo visual é uma excelente metodologia. Ou seja, permite ampliar a colaboração e o intercâmbio em sala de aula. Para isso, ter um software educativo possibilita que os estudantes criem, compartilhem e colaborem em tempo real.

Aprender ensinando

Outra metodologia bem-sucedida que pode ser aplicada no aprendizado visual envolve a chance do aluno se tornar professor. Quando os estudantes ensinam o conteúdo, desenvolvem uma compreensão mais profunda.

Os estudantes podem acessar diferentes ferramentas de design e gerenciamento de formatos audiovisuais, como:

  • Slides de PowerPoint.
  • Diagramas.
  • Gráficos.
  • Mapas conceituais.
  • Imagens comentadas.
  • Vídeos.

Aprendizagem visual para conceitos complexos

Os formatos audiovisuais são ideais para ajudar o estudante a visualizar conceitos abstratos, que são difíceis de assimilar por meios tradicionais de ensino. A compreensão de tópicos complexos é alcançada progressivamente à medida que os alunos organizam os conceitos em imagens.

Mapas conceituais para raciocínio crítico

Os mapas conceituais são um dos elementos visuais que melhor podem resumir uma estrutura complexa e desenvolver o pensamento crítico. Conectando ideias e mostrando relações entre conceitos, os mapas conceituais ajudam a definir conteúdos. Isso ocorre porque eles representam causa e efeito com linhas etiquetadas e setas.

Aprendizado visual com diagramas

Assim como os mapas conceituais, os diagramas são recursos educacionais digitais que simplificam conceitos complexos. Aprender a criar este tipo de elemento auxilia na resolução de problemas.

Alguns dos diagramas mais usados são:

  • Diagramas de Venn.
  • Redes de ideias (ou mapas mentais).
  • Diagramas KWL.
  • Diagramas em T.

Conclusões

Dentro dos ambientes educativos digitais, a aprendizagem visual é uma das metodologias que melhor se adaptam aos estudantes. Ter um software LMS ou educacional facilita a implementação deste recurso.

Contudo, há uma ampla variedade de ferramentas educativas digitais disponíveis. Portanto, é aconselhável visitar sites que comparam e listam suas características.

Compararsoftware é a plataforma mais completa para comparação, busca e avaliação dessas ferramentas. Esse é um bom primeiro passo para encontrar o software educativo ideal para cada necessidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *