Hoje mais do que nunca, a educação apresenta grandes riscos para a saúde mental dos alunos. Múltiplas situações como bullying, ansiedade e estresse escapam do controle dos estudantes que não receberam treinamento assertivo para responder a eles. Por isso, juntos descobriremos o que é a educação socioemocional, quais são as dimensões socioemocionais. E o mais importante. Pode ser abordada a partir dos gestores de aprendizagem virtual?
O que é educação socioemocional
Antes de começar, o que é a educação socioemocional? A educação socioemocional é uma prática onde os indivíduos integram ao seu dia a dia atitudes e habilidades alinhadas com a inteligência emocional.
O aprendizado emocional os ensina a gerenciar suas emoções de maneira adequada. Desta forma, conseguem estabelecer relações socioafetivas saudáveis e geram um senso robusto de autoestima pessoal.
Dimensões da educação socioemocional
A educação socioemocional deve ser cultivada a partir do trabalho em 5 dimensões do aluno:
- Autoconhecimento.
- Autoregulação.
- Autonomia.
- Empatia.
- Colaboração.
Cada uma deve ser ministrada para os estudantes desenvolverem habilidades específicas. Vejamos que habilidades devem ser incorporadas para alcançar as dimensões da educação socioemocional.
- Autoconhecimento: é necessário trabalhar aspectos como atenção, consciência das próprias emoções, autoestima, autoapreço e sensação de bem-estar.
- Autoregulação: a educação socioemocional precisa focar na autoregulação, através de habilidades como expressão das emoções, sua regulação e a perseverança para alcançar objetivos.
- Autonomia: a autonomia é imprescindível dentro da educação, isso é alcançado trabalhando em habilidades como a iniciativa pessoal, identificação das necessidades, liderança, tomada de decisões e compromisso.
- Empatia: sem dúvida, o aspecto socioemocional deve se nutrir da capacidade de empatizar com os outros, e de se colocar no lugar deles. Neste caso, alcança-se trabalhando com o trato com os outros, a habilidade para resolver conflitos, o reconhecimento de preconceitos, a sensibilidade e o cuidado com os seres vivos e a natureza.
- Colaboração: a educação socioemocional também se nutre da capacidade de ajudar aos outros a atingir suas metas. As habilidades que devem ser contempladas nesta dimensão são a comunicação assertiva, a responsabilidade, a inclusão e a interdependência.
Educação socioemocional em ambientes virtuais
Muitas vezes, acredita-se que as aulas online tornaram-se uma alternativa forçada até que fosse possível retomar os processos de aprendizagem presenciais. No entanto, os gestores de aprendizagem virtuais podem ser muito úteis na hora de ministrar conhecimentos sobre educação socioemocional.
Já aprendemos o que é educação socioemocional. A seguir, detalharemos algumas das competências emocionais que podem ser desenvolvidas através do uso de plataformas.
A ministração por videoconferência para oferecer segurança nas interações
As videoconferências potencializam a interação e o diálogo. Inclusive, por ser uma metodologia virtual, os alunos podem deixar de lado as inseguranças que as interações pessoais despertam. Com isso em mente, Neo LMS implementou um sistema de aulas mais organizado e didático.
Além disso, o modo de chat ao vivo permite um estado de consciência ao se relacionar com o outro. Essa instância de pensar – argumentar – escrever – revisar – enviar, gera muitas possibilidades de reflexão. Assim, o usuário pode tomar decisões ao considerar as implicações emocionais e sociais do seu comentário.
Abertura de fóruns abertos para educação socioemocional
Já sabemos o que é educação socioemocional. Mas, como os fóruns podem ajudar? Espaços de debate envolvem o aluno para formar e expor seu ponto de vista sobre problemáticas atuais. Por isso, ao tecer um ponto de vista através do desenvolvimento e defesa de argumentos, reforça-se a segurança na identidade pessoal do aluno.
Incentivar o senso de comunidade é importante para gerar um sentimento de pertença que fortaleça a segurança do estudante. Schoology percebeu isso e o implantou desde o início com sistemas de comunicação eficazes entre alunos, pais, professores e administrativos.
Análise do estado do estudante a partir da educação socioemocional
Este sistema de estatísticas individuais e coletivas permite um acompanhamento em tempo real do processo de aprendizagem. Assim, podem ser detectadas irregularidades para investigar possíveis causas.
As avaliações personalizadas permitem um acompanhamento de cada estudante
É importante que os educadores estejam familiarizados com o que é a educação socioemocional. Esse conhecimento, em conjunto com essa ferramenta, permite ao professor realizar uma avaliação com valorações personalizadas. Isso serve para promover práticas, atitudes e conhecimentos a partir da educação emocional. Para a DoceboLMS, a instância de avaliação é muito útil para fortalecer a confiança do estudante em suas virtudes.
Criação de grupos de alunos aleatórios
Este ato de confiança na autonomia e na capacidade de resolver problemas de cada estudante, confere a capacidade de gerenciar uma liderança ao aluno. Isso também aumenta exponencialmente a autoestima e a própria valorização das aptidões.
Ademais, a formação de grupos aleatórios promove a diversidade das interações. Isso os convoca a empatizar com situações total ou parcialmente diferentes das experiências vividas pelo indivíduo.
Já conhecemos o que é educação socioemocional. Incluir essa abordagem nas estratégias propostas pelos sistemas educativos é chave. Reforçar as atitudes e habilidades socioemocionais torna-se algo necessário para potencializar os processos de aprendizagem. As plataformas de gestão de aprendizagem são uma ferramenta subutilizada para ensinar essas habilidades. É necessário reverter essa situação e partir para a ação. Qual Software LMS você vai incluir nas suas estratégias educativas para permitir o desenvolvimento dos seus estudantes?