As ferramentas ERP e CRM são importantes nas organizações que aspiram a otimizar sua produtividade de forma consistente. Mas, o que é ERP e CRM? E qual é a relação entre ERP e CRM?
Às vezes, é difícil para os tomadores de decisão em uma empresa entender o que é, ou entender a diferença. Isso impede que eles decidam implementá-lo e, assim, as pequenas e médias empresas perdem a oportunidade de crescer mais.
Definição de ERP e CRM
O conceito de ERP (Enterprise Resource Planning), que em espanhol é traduzido como Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais.
Hoje em dia, quando se fala em ERP, geralmente se refere a um tipo de software que permite a integração de operações em uma empresa, especialmente aquelas relacionadas a:
- Produção
- Logística
- Inventário
- Envios
- Contabilidade
O conceito de CRM, por outro lado, deriva de Customer Relationship Management (em espanhol, Gestão de Relacionamento com o Cliente).
CRM é uma estratégia de negócio voltada para entender, antecipar e responder às necessidades dos clientes, mas também se refere ao software projetado para cumprir esses objetivos.
Tanto o ERP quanto o CRM podem ser entendidos como conceitos teóricos e como tipos de software.
Diferença entre ERP e CRM
Esta é outra pergunta tão comum quanto o que é ERP e CRM, já que tanto os ERPs quanto os softwares CRM são integrados nos Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), no entanto, se distinguem pela função que cada um tem dentro da organização.
- Podemos dizer que o ERP abrange muitas das operações internas de uma empresa, desde produção até distribuição e recursos humanos.
- O CRM, por outro lado, é orientado para a gestão dos relacionamentos com os clientes, especificamente nas áreas comerciais, de marketing e de pós-venda ou atendimento ao cliente.
Em outras palavras, o O objetivo dos sistemas ERP e CRM é fornecer uma melhor resposta ao cliente final, mas o ERP é projetado para melhorar o fluxo de trabalho interno da empresa, enquanto o CRM traz eficiência aos compromissos externos.
Recursos para implementar um CRM:
- O que é um CRM e para que serve?
- Tipos de CRM: Analítico, Colaborativo e Operacional
- 5 Exemplos de CRM para Potencializar sua Estratégia de Negócio
Características de ERP e CRM
É importante conhecer as características de ERP e CRM para, mais tarde, entender como eles se diferenciam.
Ambas soluções servem para otimizar o desempenho de uma empresa, mas têm abordagens diferentes.
- Um ERP funciona para todos os departamentos de uma empresa.
- O CRM se concentra no departamento de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Além disso, como um dado extra, deve-se mencionar que existem diferenças substanciais em Input: matéria de custos. Acessar modalidades gratuitas de CRM é possível, enquanto a implementação de ERP pode ser mais complexa.
Então, para que servem o CRM e o ERP?
O ERP possui um design modular e escalável. É feito para:
- Simplificar processos.
- Padronizar a informação.
- Integrar a comunicação entre diferentes departamentos.
- Automatizar o registro de informações e eliminar a duplicação de dados de clientes.
Quanto ao CRM, também apresenta um design modular
Vantagens do ERP e CRM
O uso de ferramentas como o CRM e o ERP traz melhorias para qualquer organização.
Por si só, ambos os softwares adicionam vantagens significativas à produtividade. Vamos ver o que cada um pode oferecer.
Vantagens do ERP
- Maior eficiência na distribuição de informações.
- Alinhamento estratégico.
- Maior coerência entre o que foi planejado e o que está sendo executado.
- Substituição de trabalhos manuais e repetitivos por processos automatizados e ágeis.
- Aumento da produtividade e redução nos prazos de entrega.
- Redução dos custos de TI, mão de obra, desperdício, horas extras e erros.
- Facilita a gestão de estoque e a compra e venda de mercadorias.
- Melhora da gestão tributária e financeira.
- Análise de dados: relatórios que fornecem maior visibilidade sobre os resultados da operação.
- Melhoria na tomada de decisões.
- Maior controle e rastreabilidade.
- Mais Input: segurança.
- Uma melhor administração de clientes e fornecedores.
- Um aumento notável na eficiência e capacidade operacional.
- Uma redução clara no volume de custos.
- Otimização da rentabilidade a longo prazo e os benefícios que isso implica.
Vantagens do CRM
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- Permite emitir análisis com base em dados operativos.
- Gestão de oportunidades de venda (leads, prospectos e clientes).
- Visibilidade e planejamento das ações de cada etapa do funil de vendas.
- Permite compreender melhor a jornada do consumidor.
- Melhor integração entre o departamento de vendas e marketing.
- Maior eficiência nas estratégias de marketing.
- Automatização de processos.
- Gestão eficaz dos dados.
- Personalização de serviços.
- Aumento nas vendas.
- Experiências positivas para o cliente.
- Redução de custos.
- Crescimento do fluxo de caixa.
- Ampliação da taxa de retenção de clientes.
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CRM vs. ERP: qual é melhor?
Para escolher entre um CRM vs. ERP, é importante considerar:
- Os requisitos atuais da sua empresa e em que posição ela está para integrar novas tecnologias (orçamento, treinamento da equipe, etc.).
- As necessidades futuras da empresa.
Além disso, se você está procurando um ERP e CRM para PMEs, você deve fazer a seguinte pergunta:
O que é mais importante para a sua empresa: aumentar o volume de vendas ou otimizar a eficiência de seus processos?
Em resumo:
- Se você precisa simplificar procedimentos e instalar uma ferramenta que permita a integração de todas as áreas, um ERP é a alternativa perfeita.
- Se o seu foco principal é gerenciar a área de marketing e transformar o relacionamento com seus clientes para aumentar as vendas, um CRM é a melhor opção.
- Agora, a integração de um software para PMEs ou grandes empresas permitirá uma melhoria completa de todos os departamentos da empresa, é a estratégia ideal.
Um software ERP é muito útil para empresas em crescimento que precisam padronizar seus processos, pois é possível ter mais controle das operações e da saúde financeira da organização.
Um CRM, por outro lado, é uma ferramenta essencial para gerenciar e melhorar o relacionamento com os clientes, permitindo um aumento nas vendas e na fidelização dos clientes.
Contrario, é especialmente importante para gerenciar e melhorar as vendas de produtos ou serviços. Se o seu negócio depende de fechar novos contratos todos os meses, por exemplo, um software CRM é peça angular.