organizador gráfico

O que é um organizador gráfico? tipos e exemplos

Um organizador gráfico é uma ferramenta que permite representar e organizar informações de maneira estruturada. Isso contribui para facilitar sua compreensão ao utilizar elementos como caixas, setas, círculos e símbolos

Integrar novos conceitos em nossa mente não seria nada fácil se não houvesse técnicas e ferramentas para nos ajudar. Uma das mais escolhidas é o aprendizado visual, pois a mente retém melhor os elementos visuais. Nesse sentido, o uso dessa ferramenta é uma forma ideal de condensar novos conceitos e ideias na mente, seja para iniciar um projeto escolar ou empresarial.

Neste artigo, não apenas revisaremos o que é um organizador gráfico, mas também veremos seus principais tipos, incluindo exemplos. Também compartilharemos algumas ferramentas que podem ser úteis para começar a projetá-lo a partir de um modelo ou do zero.

O que é um organizador gráfico? 

Então, o que é um organizador gráfico? Em poucas palavras, os organizadores gráficos são ferramentas que permitem organizar a representação gráfica e visual de uma informação, destacando os aspectos mais importantes. Serve como uma eficaz técnica de aprendizagem. Pois busca apresentar um conhecimento de forma sintética, de forma visual e destacando seus aspectos mais relevantes.

Geralmente utilizam elementos gráficos como setas, etiquetas, balões e caixas para determinar as relações entre os conceitos.

O objetivo final desse tipo de ferramenta de aprendizagem visual é que o estudante aprenda com o esquema, tanto no momento de realizá-lo quanto ao revisá-lo posteriormente.

como quando você consulta para lembrar conceitos. Ao fazê-lo, o aluno deve aplicar habilidades como organização, comparação e classificação dos tópicos abordados.

Para que serve um organizador gráfico?

Esta ferramenta permite expressar uma ideia através de um mapa que serve como organizador. Existem diferentes tipos de organizadores gráficos, mas todos cumprem a função de poder condensar uma ideia, independentemente da complexidade que ela tenha.

Também permite ordenar hierarquicamente diferentes tipos de conexões entre os componentes dessa ideia. O objetivo não é apenas armazenar essa nova ideia, mas também compartilhá-la e aprendê-la. Isso será mais fácil com essas ferramentas, pois tudo está organizado para ser fácil de entender.

Principais vantagens

A aprendizagem, que combina elementos visuais e texto, pode ser aplicada a qualquer assunto e idade. Eles ajudam a destacar o mais importante, ao mesmo tempo que permitem incorporar habilidades enquanto são desenvolvidas.

Entre os benefícios dos organizadores gráficos, podemos mencionar que eles:

    • Esclarecem o pensamento: Ao aprender por meio da observação, você pode criar relações de conceitos de maneira mais natural. Para então iniciar um processo de seleção de informações em que o pensamento crítico e reflexivo estejam envolvidos.

    • Ajudam na compreensão: Sempre que são criadas relações, há uma abordagem das noções de forma muito mais dinâmica, permitindo que a pessoa expresse o tema em seus próprios termos.

    • Integram novos conhecimentos:
      Como mencionamos, ao relacionar ideias, você pode incorporar e entender novos conceitos. Isso ocorre porque uma base natural é criada a partir da qual se pode construir novo conhecimento.

      – Ajudam a reter e lembrar informações novas: Embora nossa memória possa armazenar grandes quantidades de informações, ela só pode fazê-lo quando existe uma teia de relações que sustente esses dados. Se conseguirmos isso, facilitaremos o processo de retenção de novos conceitos.

      – Permitem identificar deficiências de conhecimento: Quando uma pessoa se acostuma a esse tipo de ferramenta, ela pode se tornar habilidosa na detecção de temas em que ainda é necessário aprofundar seu estudo.

      – Facilita a autoavaliação: Ao criar uma rotina de estudo com essa técnica, você poderá avaliar pessoalmente como sua estrutura cognitiva evoluiu.

      Principais tipos de organizadores gráficos

      Uma das grandes vantagens dos organizadores gráficos é sua flexibilidade. Eles podem se adaptar a quase qualquer tarefa ou projeto para os quais você os requer. E, além disso, você pode combinar alguns deles.

      As principais categorias de organizadores gráficos são:

      1. Conceitual.
      2. Hierárquico.
      3. Cíclico.
      4. Sequencial.
      5. Quadros Comparativos

      1 | Tipo e exemplos de Organizador Gráfico Conceitual

      A estrutura principal deste tipo de organizador gráfico é hierárquica. Parte-se de cima com um conceito principal e, em seguida, desdobra-se para baixo com os conceitos que ajudarão a desenvolver o foco principal.

      1.1 | Exemplo de Mapa Conceitual

      É projetado para ajudar os estudantes a aprender e também permite organizar os tópicos em um brainstorming, no caso dos professores.

      Neste tipo de organizador gráfico, cada conceito tem uma relação com outro, que será determinada por uma linha, na qual se escreve acima para lembrar o tipo de relação que vincula os conceitos.

      Na imagem, vemos um mapa conceitual; um tipo de organizador gráfico
      Os mapas conceituais são uma excelente forma de abordar o conhecimento e compartilhá-lo de forma visual.

      1.2 | Quadro Sinóptico como organizador gráfico conceitual

      Este tipo de organizador permite visualizar como as temáticas principais são ordenadas dentro de um tema geral. O quadro sinóptico é uma opção com muita flexibilidade na hora de projetar.

      Na imagem, vemos um quadro sinóptico
      Os quadros sinópticos nos permitem conhecer a ordem das categorias dentro de uma temática.

      1.3 | Mapa de ideias: Exemplo dos Tipos de Organizador gráfico conceitual

      O organizador gráfico de mapa de ideias é ideal para as fases iniciais do desenvolvimento do estudo. Isso permite visualizar visualmente as temáticas principais, mas sem a exigência de seguir uma hierarquia estabelecida. 

      Normalmente, são utilizados como fase prévia ao mapa conceitual. Podem ser adicionadas quaisquer ferramentas visuais que sejam consideradas necessárias para a compreensão do tema. 

      Na imagem, você pode ver um mapa de ideias; um tipo de organizador gráfico
      Mapas de ideias permitem um brainstorming livre e flexível, colocando todo o conhecimento disponível.

      1.4 | Tipo de Organizador Gráfico Conceitual: Mapa de Caráter

      Mapas de caráter são um tipo de organizador gráfico muito útil para entender, de forma geral, as características de uma figura importante. Neles, são colocadas as principais características, e também são adicionadas frases ou fatos que tenham sido realizados como exemplo da mesma. 

      Na imagem, você pode ver um mapa de caráter
      Mapas de caráter abordam as diferentes características de um personagem histórico para entender suas ações.

      2 | Tipo e exemplos de Organizador Gráfico Hierárquico

      Assim como o anterior, este tipo de esquema parte de um conceito principal. Porém, neste caso, cada nível descendente está incluído no superior, e mantém o mesmo nível hierárquico dos elementos que estão na mesma linha horizontal. 

      2.1 | Organigramas: Exemplo

      Este tipo de organizadores visuais é ideal para demonstrar relações de inclusão e desmembrar listas e categorias que possuem muitas classificações. Como, por exemplo, é o caso.

      da organização hierárquica de uma empresa.

      Na imagem, vemos um organograma; um tipo de organizador gráfico
      Organogramas ajudam a entender a ordem, hierarquia ou direção da comunicação em uma empresa.

      2.2 | Teias de aranha, outro tipo de organizador gráfico hierárquico

      É um tipo de organizador gráfico muito mais complexo. Eles usam uma ordem hierárquica, e os conectores seguem uma ordem esquemática. Portanto, eles precisam de palavras que sirvam como guia.

      São ideais para mostrar relações entre uma categoria. Por isso, o tema principal e os subtemas são colocados ao redor. Eles interagem entre si e com a categoria principal, formando assim uma rede complexa.

      Na imagem, vemos uma teia de aranha
      Diagramas de teias de aranha servem para compreender as relações e ramificações entre categorias.

      3 | Tipo e exemplo de Organizador Gráfico Cíclico

      Quando se busca ensinar um processo que se repete em ciclos, o ideal é usar esse tipo de esquema. Cada elemento é colocado de acordo com a ordem e função que cumpre dentro do processo.

      3.1 Cadeia de sequências: Exemplo

      Para esse tipo de organizador gráfico, é necessário conhecer cada etapa em cada momento do processo. O processo geral é colocado no centro, e ao redor do círculo, os momentos mais importantes são especificados.

      4 | Tipo de Organizador Sequencial

      Se você está se perguntando como fazer um organizador sequencial, a resposta é muito simples. Você deve ordenar o gráfico de acordo com os eventos em ordem cronológica. Diferentemente do cíclico, neste tipo de processo há um começo e um fim. O diagrama de PERT é um exemplo deste tipo de organizadores.

      Trata-se de um esquema indicado para explicar processos com causa e efeito.

      4.1 | Linhas do tempo como organizador gráfico sequencial

      Estas permitem representar uma ordem sequencial dos acontecimentos dentro de um evento. São muito úteis para estabelecer relações de simultaneidade e de causalidade entre fatos que se desenvolveram em um mesmo momento.

      Causa/Efeito ou Ishikawa: Outro tipo de Organizador gráfico

      Os diagramas de Causa e Efeito são uma avaliação do tipo de organizador gráfico anterior. Não apenas mostrarão os eventos de acordo com uma ordem temporal, mas também permitirão entender as raízes do conflito em estudo. A linha horizontal direcionará a atenção diretamente para a situação-problema, enquanto dela sairão várias ramificações. Estas apontarão para eventos específicos que tenham sido desencadeadores do tema geral.

      Na imagem, vemos um Diagrama de Ishikawa; um tipo de organizador gráfico
      O diagrama de Ishikawa ajuda a entender as causas de um determinado efeito.

      5 | Tipos e exemplos de Organizador Gráfico: Comparativo

      O tipo de organizador gráfico comparativo permite estabelecer relações de semelhança entre dois processos, para criar conexões entre eles. Também aumentará o conhecimento sobre cada tema analisado individualmente. Permitindo ver as vantagens ou desvantagens de optar por uma opção ou outra.

      5.1 | Quadros comparativos como exemplos do tipo de organizador gráfico comparativo

      Os quadros comparativos possuem linhas e colunas. As linhas indicarão os aspectos que devem ser avaliados, enquanto as colunas indicarão os processos ou temas que serão comparados.

      Na imagem, vemos um Quadro Comparativo
      Os quadros comparativos servem para entender as vantagens e desvantagens de escolher cada opção.

      5.2 | Diagramas de Venn: dos matemáticos a um dos organizadores gráficos mais conhecidos

      O diagrama de Venn contém círculos ou conjuntos, correspondentes a uma categoria específica. No momento em que se sobrepõem, eles indicam que existe uma particularidade que compartilham.

      Portanto, as áreas que não se sobrepõem nos indicam as características exclusivas de cada conjunto. Por outro lado, a sobreposição dos dois conjuntos mostra as semelhanças.

      Na imagem, vemos um diagrama de Venn; um tipo de organizador gráfico
      Os diagramas de Venn são usados para visualizar diferenças e semelhanças entre dois conjuntos.

      Organizador Gráfico: Modelos e ferramentas para criá-los online

      Agora que conhecemos os tipos de organizadores gráficos e como eles são classificados, nos perguntamos: como fazer um? Embora possam ser feitos manualmente, também existem muitas ferramentas online que podem facilitar o trabalho colaborativo à distância.

        1. Modelos no Canva: Embora seja um aplicativo pago, você pode acessar muitos modelos gratuitos apenas se registrando com seu endereço de e-mail. Você também pode criar um do zero enquanto colabora com sua equipe.
        2. Modelos de organizadores no Visme: O Visme possui um catálogo completo de modelos que você pode usar. Mas você também tem muita liberdade para começar seu design do zero.
        3. Modelos de organizadores gráficos no Adobe Express: Com apenas um registro, você pode começar a criar seus próprios organizadores gráficos.

      Seu design de forma fácil e intuitiva. Sua interface é muito simples de entender e você poderá ter seu organizador gráfico em segundos. 

    • Modelo em Creately: Para baixar este modelo, você precisará ter uma conta premium. Mas, mesmo assim, você ainda pode aproveitar a ferramenta em seu formato online. É ideal para fazer esboços em equipes virtuais. 

    • XMind: Com esta ferramenta simples, você pode criar qualquer tipo de organizador que precisar. Basta baixá-lo para compartilhar com seus amigos.

    • CMaap Tools: De alterar o plano de fundo a personalizar qualquer modelo. As funções disponíveis desta ferramenta são infinitas.

    • Time Graphics: Se você precisa criar uma linha do tempo impactante, esta será sua opção ideal. Ele permite adicionar recursos multimídia e armazenar suas criações na nuvem.

Conclusões

Você já conhece o que é um organizador gráfico, quais são seus tipos e seus benefícios para aplicar em qualquer contexto de aprendizagem. São poderosas ferramentas para aprender, ensinar e gerar novas ideias.

Para obter resultados mais rápidos e de melhor qualidade, é recomendável ter um software de apresentação que facilite os passos para fazer umo.

Você pode conhecer essas opções em plataformas de busca e comparação de programas, como Comparasoftware. Nesta página, há listas completas de diferentes programas que serão úteis para criar esquemas gráficos, diagramas, mapas mentais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *