Existem fundamentalmente dois tipos de objetivos: gerais e específicos. É importante saber como formular ambos para que haja clareza nas metas e as pessoas envolvidas entendam o processo.
Embora pareça uma tarefa simples, formular os objetivos de um projeto pode confundir mais de um. Mesmo assim, não se pode garantir o sucesso sem ter cumprido esta etapa, já que os objetivos nos ordenam, nos permitem dar um sentido a qualquer projeto e uma direção ao trabalho.
Além disso, são o resultado de trazer clareza sobre o que queremos obter em um determinado momento e quais atividades realizaremos para alcançá-lo.
Vejamos, a seguir, como são formulados os objetivos de um projeto, bem como alguns exemplos.
Objetivos gerais e específicos: diferenças e características
Objetivo geral de um projeto
O objetivo geral de um projeto é a essência do próprio projeto, o propósito máximo. Nem sempre é mensurável, pois apresenta a ideia central, mas sem entrar em detalhes. A formulação do objetivo geral surge como resposta ao problema ou necessidade identificada. Ele representa o “para quê” do projeto e geralmente é único.
Objetivos específicos de um projeto
O objetivo geral de um projeto é dividido em objetivos específicos. Para alcançar a meta principal, devemos listar o “passo a passo” e a sequência de tarefas que nos levarão ao sucesso. Em outras palavras, para atingir um objetivo geral, é necessário completar vários objetivos específicos. Não se pode voar se ainda não se tem asas.
Resumindo: a soma de todos os objetivos específicos é a concretização do objetivo geral.
Como fazer objetivos gerais e específicos de um projeto
A seguir, você conhecerá as principais diretrizes para redigir objetivos gerais e específicos. Além disso, veremos exemplos de objetivos gerais e específicos.
Como fazer objetivos gerais
É verdade que existem fórmulas para redigir objetivos, embora você sempre terá que adaptá-las ao tipo de projeto em questão e aos recursos disponíveis.
Geralmente, diz-se que Um objetivo geral deve:
- Estar limitado no tempo.
- Começar com um verbo no infinitivo que possa ser associado a uma conquista. Uma atividade que é executada eficientemente, mas não leva a nenhuma conquista, não pode ser considerada um objetivo alcançado. Também existem objetivos que começam com mais de um verbo quando é necessário realizar várias atividades para alcançar a conquista desejada.
- Ser alcançável: é importante fazer uma análise dos obstáculos no caminho, assim como das vantagens e recursos a favor de planejar seu objetivo geral com base nisso. Com dados claros, você poderá se adaptar melhor à realidade.
- Ser claro e fácil de entender: lembre-se de que um objetivo geral é um.
Resumo da ideia central do seu projeto. Se você formulá-lo de forma simples, será mais fácil comunicá-lo aos membros da equipe.
Exemplos de objetivos gerais
- Aumentar a porcentagem de vendas em 15%, no mercado latino-americano em um período de três meses.
- Obter 30% a mais de conversões nos canais digitais em um período de dois meses.
- Tornar-se uma referência no setor na região da América Central em um período de 6 meses.
Como formular objetivos específicos
- Um objetivo específico deve começar com um verbo no infinitivo e ser:
- Concreto: deve propor ações reais e detalhadas.
- Mensurável: porque deve contemplar instrumentos para poder avaliar o progresso.
- Alcançável: ao formulá-lo, você deve considerar sua abrangência. Deve ser coerente com seus recursos e estratégias atuais.
- Relevante: lembre-se de que os objetivos específicos de um projeto devem ser importantes no percurso em direção ao objetivo geral. Se não se ajustarem e se orientarem para a meta final, serão um obstáculo.
- Limitado no tempo: para poder ser medido e avaliado.
Exemplos de objetivos gerais e específicos
- Analisar, durante o mês de junho, locais para alugar na cidade que se ajustem a 200 USD por mês.
- Tramitar os documentos necessários para a habilitação de um estabelecimento gastronômico, durante o mês de julho.
- Preparar o local e instalar os fornos e fogões antes de agosto.
- Contratar o pessoal necessário para administrar o negócio durante agosto.
- Redigir o cardápio e comprar os insumos no mês de agosto.
- Elaborar um plano de publicidade e marketing, um mês antes da inauguração.
- Realizar a abertura no dia 15 de setembro, com uma promoção especial.
É muito importante não negligenciar nenhum dos objetivos específicos. Pular um deles pode resultar no fracasso de todo o projeto.
No exemplo apresentado, cada objetivo específico está interconectado com o anterior, e sua lógica é temporal. Ou seja, precisamos de um para passar para o outro.
Continuando com o exemplo da pizzaria, vamos imaginar que temos uma empresa de consultoria e o dono da pizzaria nos contrata para fazer um estudo de mercado específico.
O objetivo geral poderia ser: determinar a relação entre a venda de pizzas e a oferta de promoções. Em seguida, poderíamos abordar os seguintes objetivos específicos:
- Analisar as promoções de outros negócios de comida rápida na área durante uma semana.
- Realizar testes de consumo em cada estabelecimento avaliado.
- Realizar pesquisas durante 3 dias nas áreas circundantes.
Conclusões
A formulação de objetivos gerais e específicos é importante em projetos de qualquer tipo.
Redigir um objetivo é transcrever uma ideia na linguagem da credibilidade e da coerência. Caso contrário, as boas intenções ficarão para sempre no papel.
Agora, uma parte fundamental da gestão de objetivos é revisar se a equipe está cumprindo as metas estabelecidas. Para isso, é recomendado utilizar um Software de Gestão de Projetos que permita acompanhar as atividades em grupo.