Qualidade no serviço ao cliente … No mundo empresarial, sempre foi definido como um dos principais elementos-chave para alcançar o sucesso de qualquer organização. Isso, independentemente de suas dimensões ou setor. No entanto, embora alguns o vejam como uma ideia muito óbvia, a verdade é que muitos divagam sobre isso.
Entender o que realmente significa qualidade no serviço ao cliente depende de responder com precisão a perguntas como:
- Qual é a verdadeira importância do serviço ao cliente na consolidação de uma empresa
- Por que é primordial conhecer o ciclo do serviço ao cliente?
- Como esse conceito se relaciona com a experiência do cliente?
- Qual é o papel da pesquisa de satisfação nisso tudo
Neste artigo, você encontrará respostas para essas e outras perguntas. Continue lendo para entender quais métodos e softwares podem ser usados para aumentar a satisfação do cliente.
Qualidade no serviço ao cliente: o que consiste?
Primeiramente, é preciso responder a esta pergunta: o que é o atendimento ao cliente? Rapidamente, pode-se dizer que é a atenção que uma organização oferece ao seu público-alvo, sejam compradores de um produto ou usuários de um serviço, esporádicos ou habituais.
Vale dizer que não se limita ao tratamento que a empresa oferece àqueles que se interessam por seus produtos e serviços durante o contato direto. Vai muito além disso. E é que a qualidade no atendimento ao cliente também envolve o suporte fornecido durante todo o processo em que se relaciona com a empresa.
Mais explicitamente, a qualidade no atendimento ao cliente em sua organização também pode ser percebida em processos relacionados à experiência do cliente. Entre eles, incluem-se:
- Resposta rápida: é necessário responder às perguntas o mais rápido possível, assim como resolver os problemas em tempo hábil.
- Momento justo y de manera cabal.
- Ambiente agradable: um lugar acolhedor e bem iluminado é essencial quando se recebe o cliente face to face. No caso dos negócios digitais, é necessário que os espaços nos quais se faça contato com o usuário, como o site, perfis de redes sociais ou qualquer outra plataforma online, sejam amigáveis em relação ao seu look and feel e usabilidade.
- Trato amável: se a maneira de se comunicar com o cliente não for adequada, não importa o resto, todo esse esforço se perde.
- Atenção personalizada: é uma forma de fazer o cliente saber que a empresa o considera e o valoriza.
- Acompanhamento contínuo: é importante que o cliente sinta que não está bem acompanhado. Isso também passa por manter o contato e atender às suas necessidades, preocupações e sugestões.
A chave do sucesso: importância do serviço ao cliente
O processo de fidelização consiste na retenção do cliente e é baseado em potencializar a qualidade no serviço ao cliente. Seu objetivo final é conservar os clientes antigos, aumentando a recorrência de compra.
Neste ponto, é importante lembrar que é mais difícil, exige mais esforço e é mais custoso captar um novo cliente do que negociar com um que já está cativo. Assim, é conveniente manter a satisfação do cliente para garantir sua fidelidade, ou seja, a recorrência de compra.
A fidelização depende em grande medida de que a experiência do cliente seja realmente satisfatória. Ao mesmo tempo, também pode ser incrementada por programas com recompensas (programas de fidelização).
O processo de fidelização terá sucesso se sua organização:
-
- Se concentra no cliente como filosofia de gestão.
- Conhece verdadeiramente o cliente.
- Assume o processo desde a alta direção até sua base.
- Avalia a
Input: experiência do cliente a partir de sua perspectiva. - Projete e execute um plano para aumentar a satisfação do cliente.
Agora, como a fidelização é realizada com sucesso? A seguir, a resposta para essa pergunta.
Como elevar os níveis de satisfação do cliente?
A satisfação do cliente é um fator fundamental quando o objetivo é o sucesso. Elevar seus níveis está diretamente relacionado à qualidade no atendimento ao cliente. Na verdade, é diretamente proporcional à capacidade que uma empresa tem de entender seus clientes.
Para aumentar a satisfação do cliente, você pode começar por:
- Estabelecer canais de comunicação: ouvir o cliente é fundamental. Desde comentários, sugestões, reconhecimentos, até críticas e reclamações. Todas essas são oportunidades para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente.
- Conhecer seu cliente para criar relacionamentos verdadeiros: cada contato da empresa
- Com o cliente, seja amigável e sincero. Lembre-se de registrar informações sobre seu cliente para alcançar um atendimento personalizado.
- Aproveitar o feedback: meça constantemente o nível de satisfação do seu cliente por meio de pesquisas. Seja positivo ou negativo, você não pode ignorar o que o cliente pensa.
- Aproveitar as vantagens da tecnologia: atualmente, existem softwares que agilizam os processos para otimizar a qualidade no atendimento ao cliente e, consequentemente, os níveis de satisfação.
Software de Experiência do Cliente
A tecnologia é uma aliada para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Especificamente, os softwares de experiência do cliente permitem que a empresa responda aos compradores ou usuários de seus serviços exatamente como eles esperam.
Os softwares de experiência do cliente permitem:
- Analisar detalhadamente o comportamento dos clientes.
- Registrar as ações dos clientes.
- Monitorar o nível de satisfação dos clientes.
- Aumentar a base de dados de compradores e prospectos.
- Software de redes sociais: entre eles, o Hootsuite, que permite realizar publicações automatizadas e identificação, bem como acompanhamento de menções e comentários.
- Software de e-mail marketing: como o ActiveCampaign, que automatiza a entrega de comunicações personalizadas a
Os clientes de forma efetiva. Além disso, eles oferecem respostas pré-programadas com base no comportamento dos clientes em tempo real. - Software que facilita a comunicação com o cliente: existem aqueles que oferecem chats online como LiveChat. Também aqueles que automatizam o atendimento telefônico como o LiveCall, que conecta automaticamente os clientes aos vendedores.
Este tipo de software tem como objetivo primordial otimizar a relação com os clientes. Isso significa que seu papel é essencial para qualquer empresa hoje em dia. Principalmente se considerarmos que as iniciativas que melhoram a experiência do cliente são vitais para preservar e aumentar as receitas.
Como um software pode melhorar a qualidade no serviço ao cliente?
Atualmente, existem no mercado uma infinidade de softwares que contribuem significativamente para melhorar a experiência do cliente.
Os CRM, por exemplo, permitem registrar, organizar e analisar dados dos clientes. Além disso, essas soluções possibilitam identificar os desejos e necessidades dos compradores de produtos e serviços.
Existem CRMs como o SugarCRM, que com sua ferramenta Survey Rocket, permite fazer pesquisas online e até mesmo que os clientes
atualize suas próprias informações. Por sua vez, o BuddyCRM também se enquadra nessa categoria. É um software que permite visualizar as interações entre os membros da equipe de vendas com os clientes. Assim como esses softwares, existem muitos outros de qualidade e direcionados para atender funções gerais e específicas.
E o que dizer dos programas que ajudam os profissionais de marketing a planejar e gerenciar ações? Por exemplo:
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A solução mais adequada depende do tamanho da empresa, de seus objetivos e de seu mercado de atuação. No entanto, escolher o melhor software não é uma tarefa fácil.Existem muitas opções de software no mercado. Por outro lado, uma escolha ruim pode impactar negativamente a gestão de sua equipe de trabalho e, ao mesmo tempo, seus lucros. Essa decisão de compra não pode ser tomada de forma leviana. Felizmente, neste processo de seleção você não está sozinho… Encontre a melhor opção em ComparaSoftware, uma plataforma gratuita onde você pode pesquisar, filtrar e comparar diferentes opções de software.