Através dos indicadores de um CRM de Marketing (um dos tipos de software CRM mais importantes), você pode saber com precisão se uma ação está te aproximando ou não das metas da sua empresa.
Mas você sabe quais são esses indicadores?
Conheça um pouco mais sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas a respeito.
7 Indicadores a serem considerados em um CRM de Marketing
Em conta em um CRM de marketing
1. Leads
Entre os principais indicadores CRM em marketing que você deve avaliar, estão os leads.
Com as ferramentas adequadas, é possível medir a porcentagem de pessoas interessadas em uma proposta.
Dessa forma, você vai determinar se um formulário ou campanha, por exemplo, tem um impacto real, quantas pessoas se interessaram e qual alternativa A versão teve um alcance maior. Com base nisso, você saberá no que se concentrar para obter mais leads no futuro.
2. Email marketing
O email marketing é um dos indicadores CRM em marketing que você não pode ignorar.E uma vez que você decide desenvolver uma campanha de mailing, o ideal é que midas a taxa de abertura dos emails que envia, se as pessoas clicam nos links anexados e se a lista de contatos está se expandindo. É a única maneira de saber se o que fazemos com os emails é efetivo ou não, de acordo com a estratégia estabelecida.
3. Relação com os clientes
Como em qualquer negócio, você deve ter uma carteira de clientes definida a quem prestar atenção.
Se por diferentes motivos isso não for possível, você pode estabelecer um KPI (indicador-chave de desempenho) para examinar o relacionamento com seus clientes.
Dessa forma, você pode acompanhar a interação que tem com eles, a eficácia das informações enviadas e seu nível de satisfação em relação ao serviço prestado.
Aposto que sua carteira começará a aumentar.
4. Taxa de conversão
Como saber quantas pessoas, depois de serem contatadas, decidem comprar seu produto ou serviço?
A taxa de conversão é um indicador dentro do CRM no marketing que ajuda a quantificar se seu negócio está gerando mais vendas como resultado de seus esforços.
Com base nos números que você obtém, você pode aprofundar o assunto para saber se há erros de produto, estratégia ou outro fator-chave e corrigi-los tempo.
5. Tempos de Resposta
Se você não sabia, até mesmo o tempo de resposta é uma métrica de CRM no marketing que pode influenciar sua taxa de conversão ou geração de leads, e serve para medir o progresso da sua organização.
Para melhorar esse indicador, implemente bots ou atribua essa tarefa a uma equipe técnica, para que você aproveite os prospectos ou clientes atraídos por tua estratégia de marketing online.
6. Comportamento das vendas
Se ainda não estás avaliando o comportamento das vendas na tua empresa, é hora de começar.
Este é um dos indicadores de CRM no marketing com maior peso.
Nesta variável, por exemplo, é refletida a estratégia de marketing utilizada e, em relação proporcional – se não houver vendas geradas – pode-se concluir. Que algo está errado com a forma como você promove ou projeta seu negócio para a comunidade.
7. Retorno sobre o investimento (ROI)
Finalmente, entre as métricas de CRM de marketing mais destacadas está o return on investment ou ROI, em inglês.
Trata-se do retorno sobre o investimento que você faz para realizar uma venda ou promover um produto/serviço.
Os CRM integram funções que avaliam o ROI e indicam se você está investindo mais do que recebe em receita líquida.
Leve em consideração essa métrica para observar o progresso do seu projeto sempre.
Conclusões
Esses são os 7 indicadores CRM de marketing mais importantes que você deve considerar ao avaliar o crescimento da sua empresa.
Não se esqueça disso!