Como a inteligência artificial influencia o marketing em 2024

A inteligência artificial no marketing influencia aspectos mais profundos do que podemos imaginar. Desde o momento em que recebemos uma propaganda pelas redes sociais, quando abrimos a página inicial no Facebook ou quando escolhemos as melhores rotas em tempo real no Google Maps, há por trás algoritmos de IA (Inteligência Artificial) que permitem que isso aconteça.

Neste artigo, analisaremos a inteligência artificial aplicada ao marketing, e como influencia nas estratégias e na tomada de decisões de qualquer empresa que queira competir no campo digital.

Abordaremos as potencialidades e capacidades que esse tipo de tecnologia oferece na hora de analisar milhões de dados disponíveis na internet, sobre o público-alvo.

Definição da inteligência artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia capaz de aprender por si mesma, com mecanismos semelhantes aos que nós seres humanos utilizamos.

A inteligência artificial no marketing digital aprende sobre nossos gostos, comportamentos e necessidades. Esses dados são para que as equipes da empresa possam realizar ações personalizadas e, assim, chegar de forma mais direta ao público.

A IA (Inteligência Artificial) analisa milhões de ações que os usuários fazem na internet e chega a conclusões por estatística e probabilidade. Sua matéria-prima são algoritmos que identificam certos padrões de comportamento, para depois fazer sugestões com base neles.

Por exemplo, os algoritmos do YouTube analisam os vídeos que cada usuário abre. Depois faz previsões sobre o conteúdo que poderia agradar a esse usuário em particular.

A Inteligência Artificial no marketing é fundamental para definir as estratégias.

Este conhecimento dos algoritmos de inteligência artificial é mais profundo do que podemos imaginar. Um estudo da Universidade de Cambridge e de Stanford, chegou à conclusão que com 150 curtidas no Facebook, o algoritmo podia prever melhor os gostos do usuário, inclusive mais do que o seu parceiro(a) e sua família.

A Inteligência Artificial (IA) permite perceber, racionalizar, aprender, prever e resolver problemas, através de máquinas. John McCarthy postulou a primeira definição da inteligência artificial, ao inaugurar o Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, em 1956.

Para o cientista, a IA são tecnologias que podem “resolver tipos de problemas que estavam reservados aos seres humanos”.

Como influencia a inteligência artificial no marketing

Se entendemos o marketing como a disciplina que conecta as empresas com as pessoas, podemos dizer que a Inteligência Artificial é o canal que facilitará essa conexão.

Dentro de uma empresa com ferramentas de IA, é possível potencializar as capacidades criativas, analíticas e tecnológicas de todos os setores dentro dela. Mas, aplicada ao marketing, a IA potencializa as capacidades em 4 áreas diferentes:

  • Auxilia na análise preditiva.
  • Permite uma melhor geração de conteúdo.
  • Facilita o relacionamento com Clientes (CRM)
  • Auxilia a definir melhor a publicidade digital

Usar um Software de Automação de Marketing permitirá realizar peças de marketing muito mais personalizadas e automatizadas. Também permite aperfeiçoar produtos e serviços de acordo com o comportamento, gostos e características do consumidor.

Os dados que esse tipo de ferramenta oferece à empresa, permitem à equipe de marketing ter uma comunicação mais inteligente, segura e fluida com o cliente.

É possível coletar informações sobre o cliente, as motivações e objetivos e seu comportamento. A partir de todas essas informações, a equipe de marketing pode tomar melhores decisões, escolher o canal adequado e o tipo de conteúdo com maior engajamento.

Funções da inteligência artificial no marketing digital

Embora o uso e aplicabilidade de cada ferramenta de Inteligência Artificial dependam dos objetivos e capacidades da empresa, o fato é que um software de marketing com IA permitirá aprofundar as funções em 5 áreas: análise preditiva, Social Listening, geração de conteúdo, publicidade digital e CRM.

Inteligência Artificial na análise preditiva

As previsões sobre comportamentos e gostos do usuário são um dos pilares da IA aplicada ao marketing. Essas ferramentas permitem antecipar as necessidades do cliente e oferecer o conteúdo, produto ou serviço que ele precisa, antes que este o busque.

Os dados sobre comportamentos em redes sociais, compras, mensagens públicas, expressões e gostos formam um perfil completo sobre o cliente. Este permite entender quais conteúdos gráficos ou audiovisuais têm maior engajamento e sucesso com o público.

Social Listening

A Inteligência Artificial aplicada ao marketing encontra uma de suas potencialidades no Social Listening. Esse é o termo em inglês que é usado para designar a “escuta” de conversas e sentimentos das pessoas em ecossistemas digitais, por meio de algoritmos.

Essa função consiste em coletar informações-chave sobre um tema, palavra ou conceito de: blogs, wikis, sites de notícias, redes sociais, websites, fóruns, quadros de mensagens e conteúdo gerado pelos usuários.

Essa função permite saber o que os usuários pensam em geral sobre a marca, a concorrência ou qualquer outro campo ligado à empresa.

Geração de conteúdo

A pedra angular do marketing digital é hoje a geração de conteúdo. Afinal, o ecossistema digital apresenta ao internauta uma gama muito ampla de mensagens e estímulos.

Por essa razão, captar a atenção das audiências exige pensar conteúdo que lhes interesse e resolva suas necessidades, em primeira instância; para depois integrar a marca.

Ou seja, é necessário dar algo a mais ao cliente, para depois gerar confiança e credibilidade com ele. Para isso, é muito importante conhecê-lo profundamente, e é aqui onde a Inteligência Artificial fará seu trabalho. Com os dados coletados por essa tecnologia, é possível entender melhor os interesses e necessidades do público, para criar conteúdos adequados.

Se, por exemplo, o relatório de Social Listening indica que uma grande porcentagem da audiência de 15 a 20 anos está falando do último lançamento de um popular jogo de vídeo, nossa marca poderia explorar conteúdos relacionados a isso para realizar campanhas de marketing.

Inteligência Artificial em CRM

A IA potencializará a gestão ou administração de relações com o cliente (customer relationship management), CRM, por meio de um software informático.

Essas ferramentas digitais trabalham com dados agregados pela equipe de marketing e vendas e com informações que são coletadas de forma automática.

Esses dados permitem identificar e classificar os usuários da empresa, realizar previsões de vendas e aplicar análise preditiva com técnicas como lead scoring e microssegmentação.

Inteligência Artificial aplicada ao marketing em publicidade digital

A Inteligência Artificial atua de diversas formas para poder fazer campanhas publicitárias em meios digitais. Já a partir do momento em que se coletam cookies em websites, diversos algoritmos podem identificar qual tipo de publicidade corresponde a cada usuário.

Com um Software de Automação de Marketing é possível lançar campanhas de publicidade automáticas com análise preditiva para identificar usuários e grupos de usuários com base em comportamentos e interesses.

Um programa como SalesForce Marketing  HubSpot ou Marketo permitirá coletar e analisar informações de diferentes fontes para otimizar as campanhas publicitárias, aprendendo continuamente, analisando dados, métricas e comportamentos.

Embora o Google e o Facebook Ads tenham seus próprios algoritmos de IA, ter um Software exclusivo da empresa permitirá administrar inteligentemente os orçamentos para cada plataforma e combinar os achados entre uma e outra.

Diferentes gerentes de marketing que já implementaram esse tipo de ferramentas compreendem seu poder. “Graças a isso conseguimos otimizar nossas campanhas pagas e orgânicas. Também nos permitiu automatizar todos os nossos processos de marketing.” Escreveu o usuário Pedro Vega, na plataforma CompararSoftware.

“Podemos automatizar tudo, isso nos reduz horas de trabalho operacional e nos permite nos dedicar à estratégia.” Acrescentou, em referência a um dos Softwares de Automação de Marketing que são listados na plataforma.

Conclusão

Agora você conhece o potencial e as funções da inteligência artificial no marketing, bem como os benefícios de contar com uma ferramenta automatizada de IA para gerenciar as estratégias de marketing.

O próximo passo consiste em analisar as diferentes alternativas que existem no mercado de Software que podem executar e administrar dados por meio de IA. Na plataforma CompararSoftware está o listado mais completo dessa categoria, e você pode receber assessoria gratuita, de acordo com as necessidades da sua marca.

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