Na hora de apresentar informações, é fundamental considerar que existem diferentes estilos de aprendizado para assim oferecer o conteúdo educativo aos alunos.
Seria mais fácil para os alunos apresentar a informação de forma visual ou auditiva? Através de uma infografia ou diagrama de fluxo, ou com um podcast? Os educadores devem fazer-se este tipo de perguntas todo o tempo para melhorar suas estratégias de ensino.
Mas antes, é fundamental que saibam identificar os estilos de aprendizado dos alunos. Por isso, neste artigo veremos em detalhe cada um e comentaremos as chaves para poder aproveitar as ferramentas que a tecnologia coloca ao serviço da educação.
O que são os estilos de aprendizado?
Os estilos de aprendizado são um modelo psicopedagógico desenvolvido na década de 1920 para classificar as formas mais comuns em que as pessoas aprendem.
Segundo o modelo, a maioria das pessoas prefere aprender de maneira:
- Visual
- Auditiva
- Cinestésica
Por isso, a teoria é conhecida como Modelo VAK (Visual, Auditivo, Cinestésico).
Embora cada pessoa tenha um estilo predominante de aprendizado, na prática geralmente combinamos os três.
Agora, neste artigo também mencionaremos um quarto estilo de aprendizado, a escrita / leitura, embora para muitos seria apenas uma mistura entre o aprendizado visual e o cinestésico.
Quais são os estilos de aprendizado?
Estudantes visuais
Os aprendizes visuais precisam ver imagens e gráficos para internalizar os conteúdos. Tendem a ser aprendizes holísticos, isto significa que processam melhor informações quando lhes são apresentadas como um todo completo em vez de fragmentadas.
Aproximadamente 65% da população prioriza o estilo de aprendizado visual, ou seja, o uso do quadro-negro, projetar mapas e imagens ou mostrar fotos dos conteúdos funciona melhor para eles.
Os estudantes visuais têm um grande senso espacial, o que os faz bons com a leitura de mapas e gráficos. Podem visualizar objetos facilmente, e trabalham bem com ferramentas e elementos para montar. Além de serem bons desenhistas.
Como você pode identificar facilmente um aluno visual? Um dos sinais é que provavelmente passará fazendo rabiscos em papel ou escrevendo notas.
Os aprendizes visuais também tendem a ter bom senso de vestimenta e geralmente são especialmente criativos. Envolvem-se em design, fotografia, arquitetura ou profissões que exigem um bom senso de orientação e planejamento.
Como apresentar o conteúdo dos seus cursos adaptados ao estilo de aprendizado visual? Em princípio, não entregue um documento técnico de 10.000 palavras ou um extenso manual de instruções sem indexar imagens, gráficos ou pelo menos algum tipo de desenho. Do contrário, você tornará a tarefa mais difícil para os seus alunos.
Utilize mapas, imagens, desenhos, diagramas e mapas mentais com cores em vez de texto sempre que possível.
Estudantes auditivos
Os aprendizes auditivos aprendem e lembram melhor quando têm a oportunidade de escutar as informações em vez de lê-las.
Às vezes, os estudantes auditivos são julgados por não tomar notas, mas a verdade é que não precisam. Estão sempre escutando de forma ininterrupta, então não cometa o erro de concluir que estão menos comprometidos que os colegas.
Os estudantes com este estilo de aprendizado são excelentes em atividades grupais. Destacam-se quando são geradas dinâmicas de discussão e debates. Além disso, podem ler muito bem os materiais do curso em voz alta com os colegas de classe.
Pedir que recitem em voz alta o que aprenderam é uma boa forma de motivá-los.
Cerca de 30% da população se encontra neste grupo de aprendizado. Quando se trata de conferências, por exemplo, um aluno auditivo absorverá as informações que ouvir e se lembrará de até 75% delas.
Quando tiver uma conversa com este tipo de pessoas, cuide das suas palavras, já que lembrarão de cada detalhe do que você disser.
As ferramentas educativas que mais aproveitam os estudantes auditivos são:
- A discussão
- O chat grupal
- As conferências
- Apresentações e os exames orais
Se for montar algo ou trabalhar com elementos espaciais, você terá que tomar certos cuidados, já que os estudantes com estilo de aprendizado auditivo não aprenderão através de meios visuais com a mesma facilidade.
Do mesmo modo, pedir um diagrama que resuma o que aprenderam não funcionará tão bem.
Falando e lendo em voz alta é a melhor forma de verificar seus avanços. Mas cuidado, você deve prestar atenção e variar o seu tom de voz para manter o discurso fluído e interessante. Caso contrário, os estudantes auditivos se desconectarão da aula.
Não hesite em enfatizar as frases-chave e escrevê-las se a pronúncia não for óbvia.
Para detectar facilmente um aluno auditivo, basta você ver quem faz mais perguntas.
Estudantes cinestésicos
Os aprendizes cinestésicos formam um grupo reduzido. Representam 5% da população.
Os cinestésicos se destacam por aprender incorporando a ação, o movimento. É comum que se movam ou se inquietem facilmente durante uma aula quando o docente não convida a realizar atividades físicas; portanto, trata-se de um grupo complexo de abordar.
A palavra cinestesia vem do grego /kínesis/, que significa movimento. Portanto, esse tipo de aluno precisa levantar-se e se envolver na ação apresentada pelo professor para internalizar os conteúdos.
Os cinestésicos têm dificuldades para aprender por meio de métodos tradicionais e atividades sedentárias, como conferências. Ouvir, ler e observar não é suficiente para eles. Mesmo se você usar recursos visuais será muito difícil manterem-se comprometidos.
Costumam ser pessoas com muita energia, e precisam de realizar atividades físicas para gastá-la. Além disso, têm reflexos agudos e são bons atletas.
Experimentar é o seu forte, portanto atividades com tarefas práticas estimulam seu aprendizado.
As melhores atividades nesse caso são as que supõem um desafio para que os cinestésicos se envolvam e exerçam habilidades motoras. Tenha em conta que são aprendizes participativos, de natureza ativa e prática que precisam assumir um papel fisicamente ativo no processo.
Esses estudantes também têm sucesso em disciplinas científicas quando precisam usar elementos de laboratório, pois a formação prática faz com que se envolvam mais.
O quarto estilo: escrita / leitura
Os estudantes que trabalham melhor na modalidade de leitura / escrita mostram uma forte preferência pelo aprendizado baseado na palavra escrita.
Você perceberá quem pertence a este grupo na hora de pedir trabalhos escritos, já que, ao completá-los, esses alunos serão os melhores do grupo.
Você os verá tomando notas de tudo, embora sua participação oral possa deixar muito a desejar e tendem a ficar nervosos em exames orais.
Você pode encorajar os estudantes orientados à leitura / escrita a que façam muitas notas durante a aula para ajudá-los a processar melhor a informação e ter mais facilidade para lembrar os conteúdos mais tarde.
Ideias para adaptar o E-Learning aos estilos de aprendizado
Sem dúvida, uma das melhores formas de abordar os estilos de aprendizado no contexto do E-Learning é por meio de um Software LMS.
As plataformas educativas de microlearning são sistemas muito atuais e úteis, que permitem gerir conteúdos educativos em uma plataforma educativa digital. Já aprofundamos isto em outros artigos.
Para cada estilo, você encontrará ferramentas de Software Educativo que poderá aplicar a cada tipo. Aqui estão algumas ideias:
Estudantes visuais
Você pode utilizar gráficos interativos, fotografias, infográficos e vídeos. E tudo isso sem limite de espaço, agora você não precisa se preocupar com cortes e colagens, ou investir dinheiro em papelaria.
O conteúdo educativo digital é ecológico e ilimitado, e você poderá criar arquivos JPG, GIF, PNG, etc., para agradar a todos.
Com um Software LMS, você pode:
- Inventar um personagem: os estudantes se lembrarão melhor dos conteúdos se atribuírem a mensagem a um personagem com o qual se identifiquem. A história do arquétipo em questão deve ser atraente para os alunos.
- Usar ilustrações: os desenhos são uma excelente forma de explicar conceitos e processos complexos. Podem ser usados para ilustrar relações, elementos de uma estrutura, etc.
- Tabelas e gráficos: as visualizações são uma forma útil de ressaltar tendências e explicar relações abstratas.
- GIFs animados: eles se tornaram uma das formas mais populares de comunicar mensagens, e também podem ser uma forma divertida de transmitir conteúdos educativos.
- Imagens e fotografias: incluir imagens relevantes e memoráveis em cursos de E-Learning é uma excelente forma de impulsionar a participação do aluno visual. Você pode usar imagens para chamar atenção, despertar emoções e motivar os estudantes a participarem. As fotografias também podem ser usadas para simplificar ideias complexas e fazer com que durem mais tempo na mente.
- Vídeos: os vídeos ajudam a manter os alunos acordados e cativados. Não apenas para aqueles que desenvolveram o estilo de aprendizado visual, mas também auditivo.
Estudantes auditivos
O áudio é uma forma poderosa de transmitir informações e subtexto ao mesmo tempo. De fato, a voz do educador pode ajudar os alunos a reterem e recuperarem dados concretos mais tarde.
Aqui estão algumas ideias de abordagem para o aprendizado auditivo por meio do uso de um Software Educativo:
- Videoconferências: aos estudantes auditivos gostam de discutir o que aprendem, portanto as videoconferências com participação ao vivo são ideais para eles.
- Podcasts: são áudios gravados onde se conta uma história ou se desenvolve um tema de forma dinâmica, com a possibilidade de que o aluno ouça a informação em qualquer momento.
- Canções e gravações de á