Como fazer um CRM no Excel

Você quer melhorar o processo de vendas em seu empreendimento, mas sem investir muito? Fazer um CRM no Excel pode ser a solução.

Todo mundo conhece o software de planilha da Microsoft, mas poucos sabem a infinidade de coisas que podem ser feitas com ele, incluindo: criar um CRM.

Usando o Excel como um CRM, é possível otimizar o acompanhamento e retenção de clientes a baixo custo. Na verdade, é muito provável que você veja melhorias no desempenho do seu negócio em pouco tempo, embora você deva saber que, se estiver procurando por uma opção mais prática e pronta para uso, é melhor para você Usar um software profissional.

Como exemplos de CRM, o software Monday vem com centenas de modelos pré-definidos para que você só precise escolher um e adicionar seus dados no Excel. Esta é uma forma mais simples e eficaz de começar a usar um CRM.

Vantagens e desvantagens de fazer um CRM no Excel

Vantagens

Fazer um CRM no Excel tem muitos benefícios:

    • Para começar, a maioria das empresas (mesmo
      Entrada: as mais pequenas) contam com a suíte de escritório da Microsoft, então não é necessário adquirir ferramentas adicionais.

    • Por outro lado, o Excel é um software de uso universal, então você nunca terá problemas de compatibilidade caso precise acessar seu CRM em um dispositivo diferente. Você poderá fazer isso desde que o Excel esteja disponível.

    • Por fim, criar um CRM no Excel é uma oportunidade para projetar uma solução personalizada.

Desvantagens

Como nem tudo na vida é cor-de-rosa, existem desvantagens associadas à criação de um CRM no Excel que você deve considerar antes.

    • Em primeiro lugar, o Excel é uma plataforma projetada para servir como ambiente de planilha e não como CRM, o que significa que há muitas limitações com as quais você não teria que lidar se usar um software de gerenciamento de projetos.

    • Criar um CRM no Excel pode ser um exercício muito tedioso se você não conhece a manipulação de colunas e células, ou não está familiarizado com a aplicação de fórmulas.

    • Ao usar o Excel, 100% dos dados devem ser inseridos e atualizados manualmente. Você não desfrutará dos benefícios da automação.
      Característicos dos CRM profissionais, e é muito simples deixar passar informações importantes devido a isso.

Como criar um CRM no Excel?

Se a sua opinião pessoal sobre as vantagens e desvantagens mencionadas no ponto anterior for favorável, você terá decidido seguir em frente com sua missão de criar um CRM no Excel. Sendo assim, você tem duas opções:

    1. Baixar um modelo com um formato predefinido e, assim, se preocupar apenas em inserir os dados.

    1. Criar um CRM no Excel do zero, utilizando suas habilidades e criatividade.

Acompanhamento de Vendas

Dentro do mesmo documento, crie uma nova planilha em branco e a nomeie como “Vendas” ou “Negócios”.

Para obter um formato mais organizado, nomeie individualmente as colunas que considerar úteis de acordo com o seu modelo de negócio; por exemplo: nome, descrição, valor, estágio, e-mail, telefone, probabilidades de fechamento ganho, etc.

crm em excel

O objetivo desta nova planilha é ajudá-lo a acompanhar todas as oportunidades de vendas levando em consideração os negócios específicos que estão prestes a serem fechados. E aqueles que não.

Aplica fórmulas do Excel

Para finalizar, você pode aproveitar ainda mais o seu CRM no Excel configurando regras e formatos condicionais.

Por exemplo, você pode criar uma regra que muda a cor de fundo de uma célula quando o último contato estabelecido com um cliente excede quatro semanas, assim você saberá que é hora de voltar à ação.

Aproveite a validação de dados

A validação de dados no Excel permite adicionar critérios a uma planilha, de modo que uma ação específica ocorra quando um determinado valor é adicionado.


Tipo de informação para uma célula.

No exemplo a seguir, o objetivo é destacar as células que contêm o nome do cliente: Francisco Pérez. Este é um método útil para manter seu CRM no Excel organizado quase automaticamente.

crm excel

Conclusões

Se você seguiu os passos à risca, ao ler isso, você terá projetado seu próprio CRM no Excel. Agora você pode vincular os dados de sua planilha a uma nova fórmula ou adicionar gráficos para visualizar melhor seu processo de vendas.

Parece complexo, mas é muito útil para manter seu CRM organizado e automatizado.

Podes apoiar-te em vídeos e tutoriais e ir aprendendo aos poucos a utilizar funções “inesperadas” do Microsoft Excel.

No melhor dos casos, não terás que investir uma grande soma de dinheiro para habilitar um CRM artesanal, embora tenhas que dedicar muito tempo a construir um ambiente funcional que valha a pena o esforço.

Para os negócios que levam a sério, um software CRM é muito mais efetivo do que o Excel. Visite o nosso comparador e conheça os CRM mais bem avaliados do mercado. Assessoramos gratuitamente para escolher uma opção profissional a um bom preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *