A filosofia de uma empresa propõe uma maneira de fazer as coisas que a diferença de sua concorrência, sendo fundamental defini-la ao desenhar a identidade corporativa. Criar um ambiente propício, tanto para membros da organização como para clientes e parceiros, é um princípio básico para ter sucesso no alcance de seus objetivos.
Neste artigo explicamos o que é a filosofia de uma empresa, por que é tão importante defini-la ao desenhar a cultura organizacional e, por último, como fazer a filosofia de uma empresa com exemplos e conselhos práticos.
O que é a filosofia de uma empresa
Por filosofia de uma empresa entendemos que é o conjunto de elementos que dirigem as práticas empresariais de um negócio para alcançar os objetivos comerciais. Resume então o ambiente, a cultura e os valores da companhia.
Em termos mais amplos, a filosofia de uma empresa representa as crenças que servem de guia para o agir dos membros de uma organização.
Precisamente por este motivo, desenvolver uma filosofia empresarial implica definir tanto a missão, como a visão e os valores. Mais adiante, abordaremos cada um desses elementos e como determiná-los.
De fato, essa maneira de fazer não se resume apenas às grandes organizações: a filosofia corporativa deve ser parte fundamental de sua estratégia, porque ajudará a criar relações mais significativas entre seus colaboradores, clientes e parceiros.
Ao estabelecer as práticas empresariais que identifiquem sua organização, estas também serão o guia mais importante na hora de tomar decisões ou realizar ações internas. Ao mesmo tempo, sustenta uma coerência no ambiente interno e faz com que as pessoas identifiquem-se mais com você. Este é um dos passos para construir a lealdade a uma marca, empresa ou negócio.
O que caracteriza uma boa filosofia empresarial
Agora bem, existem certos elementos-chave que fazem um bom desenho da filosofia organizacional de uma empresa e se você está neste processo de construção, será muito útil conhecer estes para saber que está no caminho correto.
A filosofia e os valores de uma empresa são sólidos quando são cumpridas as seguintes condições:
- Foram criados a partir dos objetivos que a empresa deseja alcançar: metas claras, realistas e estabelecidas em um período de tempo.
- Consideram o contexto em que a organização se movimenta. Sua flexibilidade permite adaptar-se às mudanças externas do mundo, revisando guias e metas.
- São expostos de forma clara e concisa para que cada pessoa externa ao lê-los entenda imediatamente o que se trata.
- Permite a identificação por parte dos clientes, fornecedores e público com a empresa. Também é uma boa ferramenta para que os investidores decidam se associar ou não com a organização.
- Está ao alcance de todos em canais oficiais, como sites, redes sociais, branding, publicidade, entre outros.
- Também se adapta aos tempos e avanços tecnológicos: enfrenta os desafios de cada geração e transformações.
Como fazer a filosofia de uma empresa: elementos a considerar
Como dizíamos antes, o desenho organizacional implica uma série de processos nos quais você deve definir múltiplos aspectos para que sua empresa saiba onde está e para onde quer ir. A filosofia organizacional é parte desses processos e parte da identificação das pessoas com as crenças que você adota para assim construir a fidelidade de sua marca.
A seguir, explicaremos os 4 passos-chave ou elementos a considerar que te ajudarão a criar a filosofia de uma empresa:
1. Estabelecer uma missão que reflita sua motivação
Em outro artigo, já falamos sobre a importância de ter uma missão para que as pessoas possam entender a natureza do seu negócio, como também inspirar sua equipe e lembrar a eles o motivo de fazerem sua atividade todos os dias.
Sendo um guia e uma ferramenta para tomar decisões estratégicas, sua declaração deve ser simples e clara para que as pessoas saibam como trabalhar para alcançar os objetivos.
Todas as decisões tomadas em sua companhia devem ser baseadas na missão, já que ela é a razão de ser do negócio, o que significa que deve estar acessível a qualquer um que deseje saber mais sobre sua marca.
Para definir a missão de sua empresa tenha em mente o seguinte que mencionamos no artigo sobre exemplos de missão:
1. Pensar em suas origens, a que você se dedica, por quê e para quê.
2. Ter em conta os clientes, segmentar seu mercado e conhecê-lo.
3. Identificar suas qualidades para diferenciar-se da concorrênca.
Por último, não se esqueça de verificar que a missão continue vigente pelo menos a cada dois anos. Se seus objetivos comerciais mudarem de direção, a missão de sua empresa também deverá fazê-lo.
2. Determinar uma visão clara e precisa do que você quer alcançar
A visão descreve uma expectativa ideal sobre o que se espera que a organização seja ou alcance no futuro. Sendo o guia que levará sua equipe ao objetivo desejado, você deverá responder à pergunta: o que eu quero alcançar com minha empresa?
Além disso, você deve identificar se a visão planejada está dentro de suas possibilidades ou se é algo impossível de alcançar. Concretize cada um dos objetivos que você está buscando e encontre as possibilidades de realizá-los de acordo com seus objetivos comerciais de curto, médio e longo prazo.
Para definir a visão do seu negócio tenha em conta o seguinte:
- Estabeleça metas realistas e concretas.
- Considere suas forças e fraquezas.
- Avalie suas capacidades.
Por último, assim como no apartado anterior, a visão de uma empresa deve estar aberta às possibilidades de mudança e adaptar-se às necessidades de seus integrantes.
3. Escolha os valores com os quais você se diferenciará
Os valores que compõem a filosofia de uma empresa a diferenciam da concorrência e chamam à identificação com a marca.
Exatamente, a essência de sua empresa está nos valores que você estabelece. Portanto, eles estão diretamente associados à personalidade da sua marca: otimismo, honestidade, solidariedade, transparência são valores desejáveis em qualquer organização.
Dessa forma, para determinar os valores da sua empresa efetivamente, você pode guiar-se pelos seguintes pontos:
- Encontre o que representa o comportamento de seus colaboradores.
- Especifique os traços que o diferenciam.
- Estabeleça prioridades.
Outro ponto chave é fazer o acompanhamento dos valores e sua implementação para ver se estão alinhados com seus objetivos de marca ou se será necessário reformulá-los.
4. Estabeleça um código e compartilhe-o com sua equipe
Agora que você tem os três elementos chave: missão, visão e valores, é hora de criar um documento que resuma tudo isso, conhecido como “código de ética”.
Além dos três aspectos anteriores, um código de ética também costuma conter os seguintes itens:
- Carta de apresentação por parte dos sócios fundadores ou da equipe diretiva.
- Quadros de decisões para guiar a ação em uma situação real, baseados nos valores que você definiu previamente.
- Medidas preventivas e disciplinares
- Meios de comunicação para todos os integrantes expressarem dúvidas ou realizarem exposições
- Recursos de ética adicionais, como códigos profissionais, normas aplicáveis ou boas práticas.
Assegurar-se de aproximar este documento a todos os membros da organização e publicá-lo em todos os meios internos será a maneira mais efetiva de [implementá-lo. Deve ser um documento dinâmico, atualizá-lo e realizar] capacitações a respeito também lhe dará valor.
Exemplos de filosofias inspiradoras
Agora que você conhece como fazer a filosofia de uma empresa, também entendemos que pode ser desafiador pensar em todos os seus elementos. Por isso, trazemos três exemplos de filosofia organizacional nos setores esportivo, da moda e da cosmética.
Filosofia empresarial da Nike
A Nike é uma marca indispensável no que diz respeito a filosofia empresarial com exemplos, já que conseguiu ser parte do dia a dia das pessoas através de suas roupas, calçados, acessórios e artigos esportivos.
Em seu site, a Nike define sua missão como: “oferecer inspiração e inovação a todos os atletas do mundo. Nosso propósito é fazer o mundo avançar através do poder do esporte, quebrando barreiras e construindo uma comunidade para mudar o jogo para todos”.
A última afirmação é o detalhe final que conclui estrategicamente o apresentado: “Se você tem um corpo, você é um atleta”. O compromisso expresso na