O organograma empresarial é uma representação visual da estrutura de comando de uma empresa. Deve condensar não somente a forma como a empresa toma decisões e organiza seus recursos, mas também mostra qual é sua filosofia e cultura empresarial.
É por esta razão que o organograma empresarial possui tantos tipos, como formas de definir uma organização ou equipe de trabalho.
Os organogramas respondem aos critérios estabelecidos pela direção e pelas políticas de RRHH que cada empresa deseja conformar. Neste artigo, conheceremos quais são os tipos de organograma empresarial e quais são os critérios básicos na hora de pensar em como se faz.
Tipos de organograma empresarial
O organograma de uma empresa fornece informações vitais sobre sua estrutura atual ou aquela que buscam alcançar. Muitas vezes a representação gráfica não se traduz na realidade, mas sempre permite vislumbrar as cadeias de comando que a empresa deseja conseguir e como coordenar as funções, equipes e recursos.
Essas são as diferentes formas em que se agrupam as pessoas, segundo áreas, departamentos, funções e capacidades. Cada organização tomará algum dos tipos de organograma empresarial para adaptá-lo à sua cultura, filosofia e composição.
Organograma funcional ou estrutural
Dentro dos tipos de organograma empresarial, o funcional ou estrutural é um dos clássicos. Ele busca representar a estrutura empresarial de acordo com as funções de cada área, pessoa ou departamento.
No ápice da pirâmide encontra-se o setor que lidera a empresa, e depois se ramifica de forma descendente. É ideal para conhecer quem está no comando e quais áreas são dependentes de uma função superior.
Pode partir de um gerente geral, de um CEO ou líder da empresa e depois dividir-se em áreas ou departamentos. Por exemplo, o departamento de marketing agrupa todos os publicitários, chefes de conta e community manager no departamento.
Contar com um Software de gestão de projetos, ajudará nesse sentido, pois permitirá realizar estruturas de comunicação onde cada nível seja acessível.
Além disso, ajuda a gerenciar as diferentes áreas da organização, facilita a divisão de funções entre departamentos, melhora a produtividade e o cumprimento dos objetivos, já que cada funcionário pode conhecer suas tarefas e responsabilidades em um único painel digital.
Organograma vertical hierárquico
Aqui, o principal objetivo é conhecer a cadeia de comando, além das funções de cada setor. Este tipo de estrutura, ao ser vertical, busca que exista uma ordem hierárquica com uma abordagem global da empresa. Não deixa nada escapar à órbita de comando.
Costuma estar ligado a processos padronizados que não exigem grande dinamismo, e onde as áreas não têm muito vínculo entre si.
Este tipo de divisão geralmente não é muito rápida na hora de tomar decisões, pois requer a aprovação constante do nível superior, o que representa certas barreiras entre os departamentos e equipes.
É construído de forma vertical, partindo de um setor com maior autoridade e estabelecendo os vínculos com os outros componentes.
Organograma Horizontal
O organograma empresarial horizontal busca que os times tenham certa autonomia na tomada de decisões, portanto são ideais para estruturas mais dinâmicas, onde existe certa confiança na resolução de problemas.
São formados de maneira horizontal para que os departamentos possam tomar decisões por si mesmos. Neste tipo de organograma, os comandos não são tão definidos e são regidos por regras gerais, não tanto por pessoas que têm a decisão final.
Um exemplo seria uma fábrica automotiva, que, embora responda a uma direção geral, cada modelo de veículo terá sua própria linha produtiva, e nenhuma será superior à outra. Todos têm o mesmo nível hierárquico, embora existam diferentes níveis de comando.
Organograma empresarial misto
O organograma misto, como o nome indica, é uma fusão entre o organograma horizontal e o vertical. De forma horizontal, se posicionam os departamentos que compõem cada área, e que entre eles não há diferenças hierárquicas.
Mas dentro de cada área, desdobra-se em forma vertical, a ordem hierárquica. Este tipo de organograma é comum em organizações de grande porte, com um elevado número de funcionários e divisões.
Organograma circular de empresa
O último dos tipos de organograma empresarial, que condensa a classificação de dezenas de tipos de gráficos, é o organograma circular.
É ideal para empresas que buscam que as diferentes áreas se vinculem. Graficamente, posiciona-se no centro a pessoa ou departamento de maior hierarquia, ao redor do qual são agregados os demais departamentos, de dentro para fora. Esta estrutura evita hierarquias diretas e favorece a integração entre áreas, ao contrário do sistema vertical.
Como se faz o organograma de uma empresa
Para poder definir o organograma empresarial ideal dentro dos diferentes tipos, a chave está na informação. Conhecer a empresa a fundo, a forma real e ideal de trabalho, a cadeia de comando, e as opiniões e comentários da equipe.
- Definir a cadeia de comando: muitas empresas ainda não conhecem bem sua estrutura de comando, existem diferentes chefias e as tarefas e funções não estão bem definidas.
- Estruturar as funções: é imprescindível conhecer a fundo a forma de trabalho e os objetivos de eficiência. É necessário saber como queremos que nossa equipe se integre com outras áreas e se comunique.
- Estudar detalhadamente o processo de trabalho ou produção, assim como todas as relações informais da empresa. Para isso é indispensável ter reuniões com os diferentes setores.
- Conhecer qual é a filosofia e cultura de trabalho da empresa, e aquilo ao que querem aspirar.
- Segmentar os departamentos e aprovar as estruturas atuais e futuras que buscam estabelecer-se, assim como associar cada tarefa a um responsável direto.
Com toda essa informação será possível optar por algumas das opções de organograma, já que se conhecerá o nível de hierarquização desejado e quais são os objetivos de produtividade e organização geral, assim como as funções e responsabilidades de cada pessoa.
Uma vez escolhido o organograma empresarial, contar com uma ferramenta de software de gestão de projetos, fará com que o diagrama definido teoricamente, possa ser aplicado eficientemente na prática.
Um programa como Asana, Basecamp ou Oracle, permitirá gerar um fluxo de trabalho e comunicação ágil e imediato entre os membros das diferentes esferas do organograma. É possível controlar as funções e o cumprimento dos objetivos dos envolvidos em todas as áreas e processos. Além disso, estas ferramentas permitem manter cronogramas atualizados, que se ajustam automaticamente às mudanças propostas pela gerência.